sistema.posgraduacaounincor.com.br

Sim, existem dicas para que você se torne um(a) líder. Porém, especialistas em Gestão afirmam: é um talento nato

E aí as coisas estão caminhando super bem no trabalho. Tanto que tudo indica que – em muito breve – você será alçado(a) ao posto de gestor(a). Promoção à vista! Você será um(a) líder!

Quanta alegria! Tá quase na hora de comemorar!

Mas espera aí...será que você reúne as condições necessárias para ser dirigente de uma equipe?

Se você já se pegou aí querendo anotar tópicos relativos ao que precisa demonstrar no ambiente de trabalho para que o intento se concretize mais rápido, desista. Pessoas com potencial efetivo para liderança não programam ações que revertam para tal fim, elas mostram a inclinação nas atitudes rotineiras e estas sempre convergem para a obtenção de resultados ligados à coletividade.

Mas, olha, para que você possa fazer uma autoanálise, existem indícios – elencados por especialistas nas áreas de liderança, inovação e gestão – que revelam a presença de talento nato para liderar.

Quer saber quais são?

Vamos a eles!

Sabe a popular “sarna para se coçar”? Se você, diante de um impasse no trabalho, chama para si a responsabilidade de solucioná-lo (ainda que não tenha nada a ver com a questão), sim, você tem potencial para liderar. E não porque você goste de uma encrenca. É que você enxerga problemas como desafios. 

Ouvidos sensíveis às necessidades, desejos, angústias e motivações das pessoas ao seu redor também indicam que você está no caminho certo para orientar equipes. Saber ouvir é sinal de inteligência emocional e este é “um trampolim” quase certo para acesso a cargo de comando.

É comum que você se interesse pelos resultados de seus colegas (não confundir com intrometimento sem razão)? Você fica extremamente feliz, também, com as vitórias deles? Bingo! Pode “ticar” mais este predicado na sua listinha de requisitos para ascensão de posição na estrutura da organização.

Por fim, vem um item bastante importante: você fala apenas e tão somente quando tem certeza do que está dizendo? Procurar – constantemente – por informações que possam embasar suas afirmações em reuniões, por exemplo, é indicativo claríssimo de que você está no caminho certinho para ocupar função de comando.

Então? Será que é este ano que você sobe na hierarquia da companhia?

Como já dissemos ali em cima, não existe meio termo. É até possível aprender alguns conceitos que, aplicados, possam reverter para tal fim, maaass, uma vez lá, se você não tiver o dom nato para a coisa...não se sustenta por muito tempo não, viu?

[Fonte: Exame.com]