sistema.posgraduacaounincor.com.br

Pesquisa revela quais interesses levam as pessoas às academias de ginástica

Responda aqui para nós: você pratica exercícios regularmente?

Vai à academia?

Sim? Não?

Deveria, né? Afinal, todos sabemos quão fundamental é – para efeito de preservação da boa saúde – mexer o corpo com alguma periodicidade.

Mas, independente da sua resposta, vamos refletir sobre o assunto: o que será que leva as pessoas às academias de ginástica?

Pesquisadores – do Brasil e do Canadá – se propuseram a encontrar essa resposta.

Eles se uniram e, como ferramenta de investigação, usaram o IMPRAF-126 (Inventário de Motivação à Prática Regular de Atividade Física) que, aplicado, foi respondido por 300 praticantes de ginástica em academias de Porto Alegre/RS (de ambos os sexos e com idades variando entre 18 e 65 anos).

As divergências observadas nas respostas foram consideradas de acordo com a autodeterminação dos avaliados e a teoria do desenvolvimento vital humano.

Tá, mas, afinal de contas, considerando o quesito motivação, o que – exatamente – engrossa o grupo de alunos nas academias?

Resposta: variáveis como preocupação com a saúde, sociabilidade e a estética.

Saúde, ok. Estética, ok também.

Mas...sociabilidade?

Sim!

Sabe aquele(a) seu(ua) coleguinha de academia que gooosssta de fortalecer – especialmente – “os músculos da face” (ou seja, parece falar mais do que treina)?

Ela está lá exatamente por isso, para socializar...também.

Mas o que importa é que está movimentando o corpo...também.

Ah, essa pessoa é você?

Tudo bem, tudo bem. Tente segurar um pouco o falatório, mas em hipótese alguma deixe de fazer seus exercícios regulares.

[Fonte: Portal da Educação Física]