sistema.posgraduacaounincor.com.br

Confira algumas dicas para desenvolver proatividade e se dar bem no mercado de trabalho

Com a vida corrida que levamos, proatividade é tudo, não?

Visto que o dia – ainda – tem só 24 horas, quanto mais tarefas temos, maior é a sensação de que não vamos conseguir dar conta delas.

Pois é, mas as demandas do trabalho não esperam que fiquemos divagando, filosoficamente, sobre o tempo. É preciso agir! E produzir. 

O ato de comportar-se por antecipação e responsabilizar-se pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio – ou, simplesmente, proatividade – é cada vez mais valorizado no mercado de trabalho.

Mas o que fazer para ser visto(a) de tal forma pela chefia?

Trouxemos algumas sugestões para você!

A primeira é...se todo mundo apresenta problemas, traga soluções.

Ter uma visão geral do processo no qual você está inserido(a) também ajuda.

Agora uma dica importante, caso você esteja pleteiando uma vaga de emprego: não inclua “proatividade” no currículo. Eis uma característica que – se existir – deve ser percebida pelos demais e não destacada por você mesmo(a).

Treinar para sempre ter atitude de resolução diante de situações que se apresentem no cotidiano é excelente recurso também. Exemplo? Em uma dinâmica de grupo, se alguém presente reclama que o ar esta muito frio, em vez de concordar e também reclamar, seja aquele(a) que levanta e regula o termostato do ar condicionado.

Questionar-se também é um excelente exercício. Quando uma situação-problema se apresentar, registre em uma folha de papel perguntas como: “qual parte da situação você pode influenciar ou controlar?”, “prefiro estar no controle ou me colocar na posição de vítima da situação?”, “culpar o outro vai me ajudar a resolver?”, “se eu pudesse melhorar uma pequena parte da situação, me responsabilizaria pelo quê?”.

Anotado?

Então...mãos à obra! Hora de treinar a proatividade!

[Fonte: Portal Administradores]