sistema.posgraduacaounincor.com.br

Para entender a Sexta-Feira da Paixão

Eis, mais uma vez, aquela data em que costumamos ver procissões e reconstituições da Via Sacra, o caminho que Cristo teria percorrido ao carregar a cruz antes de morrer.

Trata-se de um dos rituais mais populares ligados à Sexta-Feira da Paixão.

Feriado móvel, a Sexta-Feira Santa sucede o fim da Quaresma, período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval.

A escolha da data é feita – no dias atuais – de acordo com a primeira lua cheia após o equinócio da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul). Isso significa que a Sexta-Feira Santa pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Em tempos remotos – sempre de acordo com a tradição cristã – acreditava-se que a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, no dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Logo, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico contava o primeiro e o último dia, concluiu-se que Jesus morreu numa sexta-feira.

O dia comemorativo é o primeiro dos três que celebram a ressurreição de Jesus Cristo que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.

[Fonte: www.calendarr.com]