sistema.posgraduacaounincor.com.br

Com o avançar da idade, não tem jeito, a osteoporose pode aparecer. Para prevenir o problema, médicos recomendam prática regular de atividade física

Hoje, o assunto é osteoporose.

A condição de perda de massa óssea e alteração da microarquitetura do osso – que favorece as fraturas em mínimos traumas – é problema real (e bastante sério) após os 55 anos de idade.

É nesta faixa etária que cerca de 50% dos homens e mulheres apresentam altos riscos de fraturas. Nos EUA, por exemplo, são cerca de 1,5 milhões de quebraduras por ano.

É um número alarmante!

A fratura mais recorrente é a do fêmur, que traz consigo qualidade de vida ruim, dependência física e dores.

Mas como prevenir?

Desenvolvendo, o quanto antes, o hábito de praticar exercícios físicos de fortalecimento (destinados a manter massa muscular e óssea).

E quais exercícios poderiam ser estes?

Anote aí: não é preciso esperar chegar aos 55 anos. Depois dos 40, preencher o cotidiano com atividades como musculação, natação e/ou pilates é fun-da-men-tal!

Ah, e não se pode esquecer, também, da alimentação adequada!

Para mulheres acima dos 50 anos e homens acima 70 anos, a recomendação é a de ingesta de cálcio em torno de 1.000 mg/dia (equivalente a 3-4 iogurtes ou copos de leite/dia), pouca cafeína e suplementação de vitamina D.

[Fonte: Veja.com]