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Dança de salão incluída nas aulas de Educação Física escolar? Sim! E estudos já confirmaram que traz muitos benefícios!

Ei, professor (a) de Educação Física escolar! E se você incluísse a dança de salão nas suas aulas, hein?

Já pensou nisso?

Chega aqui mais perto para pensar com a gente sobre esta possibilidade...

Você bem sabe que a Educação Física é compreendida como a prática sistemática de atividades físicas, esportivas ou lúdicas – no âmbito educacional – que estabelece relação dialética com diferentes campos de conhecimento, advindos de diferentes ciências (como a biologia, a psicologia, a sociologia ou biomecânica), certo?

Também sabe que, na escola, a Educação Física se caracteriza como uma prática pedagógica que tematiza formas de atividades expressivas corporais (como jogo, esporte, dança, ginástica e lutas) que configuram uma área de conhecimento passível de ser chamada de cultura corporal, correto?

Muito bem, visto que a dança – como forma de expressão do movimento e cultura corporal – é manifestação das mais importantes, sendo encontrada entre as atividades propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física para a escola no Ensino Fundamental (BRASIL, 1997) e Ensino Médio (BRASIL, 2000)...

...que tal unir as duas coisas na sua aula?

Estudos já comprovaram que a prática da dança de salão na escola deixa os alunos mais motivados, notando-se diferenças entre o gênero, o tempo de prática e a frequência nos eventos.

Cabe sublinhar, também, que a dança é muito importante nas relações sociais da vida, visto que influencia na formação pessoal de cada indivíduo e – simultaneamente – na formação de suas características motivacionais, fontes de suas ações.

Diante disso, que tal investir na criação de uma proposta metodológica condizente com os principais motivos dos alunos nas aulas de dança de salão, no entanto, dentro do ambiente da Educação Física escolar?

Fica a dica!

[Fonte: Portal da Educação Física]