sistema.posgraduacaounincor.com.br

Por que as mulheres não negociam seus salários? A cultura machista em que vivemos é um dos motivos

Que existe desigualdade salarial entre homens e mulheres todos já sabemos, confere?

Mas por que será que elas têm maior dificuldade de negociar seus vencimentos?

Sim, negociar.

Eis uma ótima saída para o quadro atual.

De acordo com um estudo do IBGE, as mulheres brasileiras – com ensino superior – recebem, em média, 75% do que os homens ganham.

Especialistas assinalam que esta “supremacia masculina” no terreno dos ganhos mensais não tem qualquer relação com a habilidade de negociação, mas com a percepção distinta entre os gêneros quando pedem por aumento.

Tradução?

Dois pesos e duas medidas mesmo.

Vivemos – infelizmente – ainda segundo a leitura de especialistas, em uma cultura machista que influencia a visão de que se um homem pede um aumento, ele é ambicioso e tem potencial para crescer. Já a mulher é vista como gananciosa

Por isso, o verbo “negociar” torna-se ainda mais importante. 

E é significativo que mulheres tenham bem claro que negociação não é reclamação e, sim, um pedido. 

Diante isso, também é muito importante que o processo todo leve em consideração o espaço para que a outra parte responda ao requerimento trazido (seja positiva ou negativamente). 

E, claro, nem seria preciso dizer, mas, vamos lá: em um momento como este (de negociação), o lado pessoal deve ser deixado de lado para que se possa pensar nos fatos concretos.

O ideal é que um possível aumento seja concedido como algo justo diante do que foi entregue pela profissional e sua capacitação.

[Fonte: Exame.com]