sistema.posgraduacaounincor.com.br

Consumo diário de ovos é eficaz para o combate de doenças cardiovasculares, diz estudo conduzido por chineses e britânicos

E cá estamos nós diante da suprema redenção do...ovo!

Muito já se falou sobre os efeitos nocivos do alimento para a taxa de colesterol, por exemplo, certo?

Será mito?

Bom, o fato é que um estudo publicado – recentemente – na revista Heart revelou que a iguaria de origem animal, além de se destacar por ser fonte de proteínas e vitaminas, agora também pode reduzir as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A pesquisa, realizada por cientistas chineses e ingleses, indicou que a ingestão diária de ovos pode reduzir em 12% o risco de doenças cardíacas.

A equipe se propôs a explorar conexões existentes entre a frequência do consumo de ovos e o risco de várias doenças relacionadas ao coração. Para isso reuniu dados de 400.000 adultos chineses – com idade entre 30 e 79 anos – sem histórico de câncer, doença cardiovascular ou diabetes.

Os voluntários foram inquiridos a respeito da regularidade com que o ovo aparecia na dieta que seguiam. Os resultados obtidos foram os seguintes: 13,1% declaram comer pelo menos um ovo por dia e 9,1% disseram consumir o alimento nunca ou quase nunca. 

A partir de dados coletados entre 2004 e 2008, os cientistas passaram nove anos comparando os dados de ambos os grupos. O que eles descobriram foi que os indivíduos que comiam um ovo todos os dias apresentaram redução de 26% no risco de derrame hemorrágico (ou AVC hemorrágico) e 28% no risco de morte pela doença.

Quem diria que a ingestão diária de ovos pode, sim – se associada a uma dieta saudável – trazer benefícios para a saúde, hein?

[Fonte: Veja.com]