sistema.posgraduacaounincor.com.br

Estudar possibilita diversas oportunidades e, por isso mesmo, afasta o risco da depressão

Nunca mais faça cara de enfado quando ouvir alguém dizendo que estudar é o que salva a vida de alguém.

Não se trata de força de expressão. É a pura realidade.

E não apenas porque a atividade confere ilustração intelectual que vai levar a outros patamares na profissão, mas também porque preserva a saúde, livrando aqueles que se aventuram pelos diversos caminhos do conhecimento do encontro com o mal do século: a depressão.

E não somos nós que estamos dizendo, viu?

O parecer está no informe anual da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE), divulgado recentemente.

De acordo com o relatório, aqueles que acumulam mais diplomas têm acesso a chances melhores no que tange às oportunidades de trabalho.

Tá, isso você já sabe, mas o que tem a depressão a ver com isso?

Tudo!

Ter mais chances de trabalho reduz – drasticamente – a ansiedade, o que, por tabela, mantém o indivíduo protegido da ação do estado de melancolia.

Para chegar a tal conclusão, pesquisadores observaram – em 2014 – voluntários residentes em diversos países europeus. Os dados que coletaram deram conta de que 8% das pessoas – com idades entre 25 e 64 anos – reportaram depressão nos últimos 12 meses.

E se você ainda ficou com alguma dúvida em relação às conclusões dos pesquisadores, saiba que eles observaram uma diferença de até 3 pontos percentuais entre os portadores de diploma de bacharel e aqueles que informaram não ter instrução superior.

É importante ressaltar que, sim, a depressão é resultante de múltiplas causas, mas seu risco aumenta – consideravelmente – diante de situações como desemprego ou inatividade intelectual, situações que podem levar à solidão e a problemas de ordem financeira.

A OCDE concluiu seu relatório dizendo que “aumentar o nível de capacitação dá às pessoas ferramentas melhores para lidar com este fator de risco”.

Logo...vamos aos estudos?

Vamos aprender coisas novas, ampliar horizontes?

Vamos estimular o cérebro?

Defenda-se da depressão utilizando a ferramenta mais enriquecedora que existe: a Educação.

[Fonte: Exame.com]