sistema.posgraduacaounincor.com.br

Hoje, o Brasil celebra o Dia da Farmácia! Parabéns a todos os profissionais da área!

Ei, você que, desde cedo, manifestou interesse pela arte de manipular e formular medicamentos e acabou por seguir – profissionalmente – neste rumo ...hoje é dia de celebrar a sua área de atuação! No Brasil celebramos o Dia da Farmácia!

Para você conhecer a (ou lembrar da) História, as atividades relativas à Farmácia tiveram início ali por volta do século X, com as boticas.

Naquela época, Medicina e Farmácia se fundiam na mesma profissão.

Era responsabilidade do boticário conhecer e curar as diversas mazelas, porém, para desempenhar tal função, ele precisava cumprir uma série de requisitos, além de ter local e equipamentos apropriados para a preparação e armazenamento dos medicamentos.

Como consequência da propagação da lepra, Luís XIV, rei da França, ampliou o número de farmácias hospitalares e, avançando um pouco na História, no século XVIII, a profissão farmacêutica foi separada da Medicina e tornou-se proibido ser médico e proprietário de botica.

Em 1813, o mundo tomou conhecimento do primeiro tratado de toxicologia, o que deu origem à moderna farmacologia.

Por aqui, a profissão de boticário surgiu no período colonial. O referido especialista manipulava os produtos na frente do paciente, de acordo com a farmacopéia e a prescrição médica. 

O primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro, trazido de Portugal pelo governador geral.

Mas por que celebramos o Dia da Farmácia, no Brasil, especificamente em 5 de setembro?

Já vamos te explicar!

É que a primeira convenção dos oficiais de Farmácia aconteceu em 5 de setembro de 1953, na Biblioteca Municipal de São Paulo. Foi por isso que o farmacêutico Cid César do Amaral teve a idéia de aproveitar a data para homenagear a categoria.

Parabéns, farmacêuticos (as) brasileiros (as)!

[Fonte: https://www.portalsaofrancisco.com.br]