sistema.posgraduacaounincor.com.br

Praticar atividade física desde cedo é fundamental para a saúde das crianças

Você já ouviu falar que sessenta minutos de exercícios diários, de moderados a intensos, é o mínimo que as crianças (de 5 a 17 anos) precisam – segundo a Organização Mundial da Saúde – para que possam melhorar a capacidade cardiorrespiratória, fortalecer ossos e músculos e combater a obesidade, certo?

Ok, ocorre que por aqui, no Brasil, a maioria das escolas oferece apenas duas aulas de educação física por semana e as crianças já não brincam mais nas ruas por questões de segurança.

O que fazer então para contribuir com a saúde de quem ainda está no começo da vida?

Especialistas da área de Educação Física aconselham: uma boa alternativa é optar por aulas extracurriculares que envolvem movimento.

E é importantíssimo incorporar as atividades físicas desde a educação infantil – sejam espontâneas ou direcionadas – a fim de que elas se tornem rotina na vida adulta.

E quais seriam as possibilidades?

Antes de elencá-las, a primeira coisa que você precisa saber é que é fundamental optar por atividades que – de fato – atraiam a criança.

Os tradicionais futebol, judô, balé e natação – saiba você – estão perdendo espaço para outras atividades como circo, capoeira e yoga.

Vale ter em mente, também, que crianças precisam ter tempo para brincar de outras coisas. E que se choram para ir à aula, pedem para mudar de curso com frequência ou até fingem que estão doentes no dia, é um sinal de que algo não vai nada bem.

[Fonte: Portal da Educação Física]