sistema.posgraduacaounincor.com.br

Grande operação de limpeza no Oceano Pacífico pretende extrair poluição plástica das águas e assim preservar a vida de animais marinhos

Você ficou sabendo da enorme operação de limpeza do plástico nos mares que foi lançada no último 8 de setembro no Oceano Pacífico?

A iniciativa foi da Ocean Cleanup, fundação que desenvolve tecnologias para extrair a poluição plástica dos oceanos e impedir que mais desses resíduos entrem nas águas.

A ação teve por intuito maior salvar espécies marinhas que, por confundirem plástico com comida, acabam – no caso de baleias e pássaros – morrendo por asfixia ou de 

fome, visto que a ingestão de plástico bloqueia o aparelho digestivo.

Mas por que isso acontece?

Pesquisadores explicam que o plástico – quando no mar – não apenas parece com comida, ele também tem cheiro de comida, mais especificamente de peixe.

Há uma explicação científica para isso: todo plástico no oceano é rapidamente colonizado por uma fina camada de micróbios, em geral, chamada de "plastisfério". A referida 

camada viscosa de vida libera substâncias químicas que fazem o plástico ter cheiro e gosto de alimento para os animais marinhos.

É, realmente, mais do que necessário que iniciativas como a citada no começo dessa conversa se multipliquem. E rápido.

Estudos já indicaram que, se não houver mecanismos de controle, 17,5 milhões de toneladas de resíduos plásticos poderão entrar nos oceanos a cada ano até 2025.


[Fonte: G1 // Natureza]