sistema.posgraduacaounincor.com.br

O verão vem aí! É importantíssimo atentar para a alimentação na estação mais quente do ano

Contagem regressiva...lá vem o verão!

Há quem adore, há quem deteste com todas as forças.

A alteração nos termômetros – fato – tem impacto no corpo humano. E também na alimentação, na forma como nos nutrimos.

Quais são esses impactos em nossa estrutura?

Já vamos te contar...

Ao contrário do inverno, no verão nosso corpo precisa de menor quantidade de energia. Usar alimentos muito calóricos pode sobrecarregar o organismo e dificultar inclusive o seu funcionamento.

Fora que a exposição constante – e excessiva – ao sol é grande responsável por acelerar o envelhecimento da pele, além de causar doenças que nela possam surgir.

A falta de hidratação é outro problema que surge nesta época e pode trazer consequências bastante indesejáveis, como – por exemplo – fadiga, dor de cabeça, tontura e fraqueza.

Então, olha, já anote aí. Seja você da turma dos que adoram ou dos que odeiam o verão, é importante ter em mente que, para estar saudável durante a estação mais quente do ano, você precisa:

- introduzir verduras e legumes na sua alimentação, já que tais itens são pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais. E quais podem ser eles? Couve, brócolis e ervilhas;

 - comer mais frutas. Além de refrescantes são ricas em vitamina C e betacaroteno, com potente efeito antioxidante (ou seja, atuam no combate aos danos causados pela excessiva formação de radicais livres, vindos da exposição solar). As variedades amareladas – como mamão, goiaba, manga, melão, laranja, morango, melancia – cumprem melhor esse papel;

- completar a alimentação com os benefícios vindos das proteínas (como cereais integrais e carnes magras) para reparação do organismo;

- beber muita água ao longo do dia (aproximadamente 35ml por quilo de peso);

- evitar sobrecarregar o organismo fazendo 5 a 6 refeições pequenas ao longo do dia para manter o bom fornecimento de energia.

Tudo anotado?

Então agora...é só esperar o verão!

Bom proveito! 


[Fonte: www.sonutricao.com.br]