sistema.posgraduacaounincor.com.br

Brasil vem marcando “pontos negativos” no que tange ao aprendizado de matemática

Péssima notícia para a Educação brasileira! Em seu relatório mais recente, o movimento Todos pela Educação trouxe dados que revelaram que – entre 2007 e 2017 – o aprendizado de matemática dos estudantes do 3º ano do ensino médio caiu 0,7 ponto percentual em nosso país.

O que isso quer dizer, exatamente?

Que os concluintes da referida etapa de ensino estão saindo da escola sabendo beeeem menos do que estudantes que já se formaram há uma década. Nas escolas públicas, o resultado foi ainda pior: 4%.

Em um cenário de Educação que já não é lá essas coisas, a informação vem trazer ainda mais preocupação para todos os que são envolvidos com Educação e – também – para os pais / responsáveis pela referida geração.

A pergunta é: como essas pessoas poderão se virar na vida adulta sem os conhecimentos básicos de matemática?

O relatório que apontou que apenas 4% dos estudantes – da rede pública – que estavam no último ano do Ensino Médio tinham aprendido o que se esperava para matemática nesta idade trouxe um dado que pode passar despercebido, mas é pra lá de alarmante: 96% do grupo avaliado apresentavam déficit.

Aí você resmunga aí: ah, mas é porque – infelizmente – estamos falando da rede pública de ensino!

Pensa que na rede particular é muitíssimo diferente?

Não!

Os números são melhores, mas a defasagem também é observada.

Nas escolas da rede privada, o índice de alunos com aprendizado adequado foi de – apenas – 39,3%.

Pois é, o Brasil ainda tem muito o que pensar sobre a questão da Educação. São muitos os “pontos negativos” em matemática! 


[Fonte: G1 // Educação]