sistema.posgraduacaounincor.com.br

Arqueólogos encontram tumba etrusca que pode fornecer dados valiosos sobre a referida civilização perdida

Você é do tipo que se interessa por civilizações antigas?

Se a resposta foi positiva temos uma informação bem interessante para te passar...

Arqueólogos trouxeram à luz uma tumba etrusca na qual foram encontrados um esqueleto e dezenas de artefatos na Córsega.

A descoberta – raríssima – pode lançar nova luz sobre uma civilização rica do norte da Itália e sua assimilação pelo Império Romano.

Tá, você gosta do assunto, mas não tem, assim, muuuiiita ideia de quem, exatamente, foram os etruscos?

Não tem problema, a gente te conta...

O referido povo surgiu na Toscana, durante a Era de Bronze, aproximadamente em 900 a.C.. Sofrendo um declínio gradual – com as últimas cidades absorvidas por Roma em torno de 100 a.C. – os etruscos deixaram pouquíssimos rastros escritos de sua cultura.

Bom, mas vamos à descoberta a qual nos referimos lá no comecinho...

Os arqueólogos encontraram a cripta (que foi esculpida na rocha e remonta ao século 4 a.C.) em Aléria, região da França. Dentro de uma grande necrópole romana depararam-se com milhares de tumbas.

 "É o elo perdido que nos permitirá decifrar os ritos funerários etruscos, mas também reforça a hipótese de que, antes da conquista romana (cerca de 259 a.C.), Aléria era um ponto de trânsito do Mar Tirreno que misturava interesses etruscos, cartagineses e foceios", disse o curador-chefe Franck Leandri.

Nas imediações da tumba, os arqueólogos encontraram um anel de sinete de ouro em que se observa poucas marcas do tempo. Tanto que foi possível discernir, por exemplo, um rosto feminino, possivelmente retratando a deusa Afrodite.

Super interessante, não?

Os cientistas informaram que, agora, o próximo desafio é conseguirem chegar ao esqueleto, que se encontra coberto de mobiliário desmoronado. Eles querem chamar especialistas forenses que possam ajudar na revelação de segredos dos restos mortais.

Eis uma ótima oportunidade de – por meio das averiguações dos pesquisadores – sabermos mais sobre o desaparecimento da civilização etrusca. 


[Fonte: Yahoo! Notícias]