sistema.posgraduacaounincor.com.br

Saiba quais são os passos fundamentais para a realização de um estudo de mercado eficiente

Vamos conversar sobre estudo de mercado?

– Oi? Estudo de mercado?

Éééé!! Isso mesmo que você leu!

Trata-se de uma das ferramentas de gestão mais fundamentais que existem. Por meio dela, uma empresa consegue informações pra lá de valiosas, sobre aspectos quantitativos e qualitativos do segmento ao qual ela se dedica ou pretende se concentrar.

O estudo de mercado viabiliza identificação rápida, por exemplo, de oportunidades e ameaças, o que permite que gestores se antecipem – no que tange à escolha de estratégias de marketing – para operar melhor os negócios que conduzem.

Feito de forma adequada, o estudo de mercado é tão valioso porque propicia uma visão de negócio baseada em dados sólidos e reais.

Para fazer uso de tal ferramenta é preciso levar em consideração aspectos como segmentação, público-alvo, necessidades do público-alvo, concorrência, barreiras de entrada e regulamentação.

Tá, mas e o passo a passo?

Para fazer um estudo de mercado certinho é preciso estabelecer os seguintes tópicos (e ter respostas para todos eles): identificar qual é o problema de pesquisa, determinar os objetivos da pesquisa, estabelecer o público-alvo, providenciar a amostra de avaliação, definir qual será a metodologia de pesquisa, ter bastante atenção e dedicação na hora de fazer a coleta de dados e, por fim, realizar a análise dos resultados.

E então?

Depois de ler essas informações, o mapa do estudo de mercado já surgiu aí na sua cabeça?

Mãos à obra!


[Fonte: www.agendor.com.br]