sistema.posgraduacaounincor.com.br

Clarice Lispector: saiba mais sobre a biografia de Chaya

Que você já ouviu falar de Clarice Lispector por aí, a gente tem quase certeza, mas, será que você conhece a biografia dela? Se a sua resposta foi negativa, não se preocupe, nós vamos te contar um pouquinho da história da escritora que não nasceu no Brasil, mas adotou esta terra como sendo – legitimamente – dela. 

Clarice nasceu Chaya Pinkhasovna Lispector, em Chechelnyk (Ucrânia), em 10 de dezembro de 1920. Por conta da Guerra Civil Russa, a família – de origem judaica – perdeu suas rendas e viu-se obrigada a emigrar para fugir da perseguição semita. Aquela que se tornaria escritora famosa no Brasil aportou aqui, ainda pequena, em 1922, com seus pais e duas irmãs.

Em princípio, o Clã Lispector instalou-se em Maceió, depois mudou-se para o Recife, até que, instalou-se – definitivamente – no Rio de Janeiro.

Embora tenha demonstrado, logo de cara, mais interesse pelo meio literário (no qual ingressou, de maneira precoce, como tradutora), Clarice estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro. No entanto, a erudição das letras falou mais alto e logo ela se consagrou como escritora, jornalista, contista e ensaísta, fazendo de seu nome um dos mais importantes da Literatura Brasileira e do Modernismo.

Chaya (ou Clarice), que – como já adiantamos no comecinho dessa conversa – dizia não ter qualquer ligação com a Ucrânia ("Naquela terra eu literalmente nunca pisei: fui carregada de colo") e que sua verdadeira pátria era o Brasil é considerada, pela crítica especializada, como notável integrante da categoria “melhores autores brasileiros do século XX”.

Pronto! Agora você já sabe um pouco mais sobre a autora de preciosidades como “Perto do Coração Selvagem”, “Laços de Família”, “A Paixão Segundo G.H.”, “A Hora da Estrela” e “Um Sopro de Vida”, livros de grande sucesso de Chaya...ops...Clarice!


[Fonte: https://pt.wikipedia.org]