sistema.posgraduacaounincor.com.br

Sorvete mais saudável? A USP criou! Feito de oleogel

Início de ano, verão bombando, um calor danado...um sorvetinho vai bem, não?

É, mas com o começo de 2020, muitos atualizaram aquelas famosas promessas relativas aos cuidados com a saúde. Mais exercício físico, mais alimentos saudáveis, menos – como se diz por aí – “tranqueiras” na alimentação diária, etc...

Ahhh, mas sorvete é tranqueira? Refresca tanto!

Pois é, para ajudar aqueles que gostam de equilibrar os dias muito quentes com um bom sorvete (mas não pretendem abrir mão da boa saúde), uma aluna da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) – USP, Piracicaba – trabalhou em uma técnica de estruturação de óleos e gorduras com o intuito de desenvolver o oleogel, a junção de óleo vegetal com cera de carnaúba. 

O resultado?

Um sorvete sabor baunilha feito com uma gordura considerada bem mais saudável, substituindo as já mundialmente condenadas gorduras trans e parcialmente hidrogenadas.

Bacana, não? 

Rafaela Airoldi, a autora da pesquisa, conta que, com a técnica que desenvolveu, conseguiu transformar óleo vegetal – que é líquido em temperatura ambiente – em uma gordura sólida, sem que ocorram alterações químicas no óleo.

Olha que boa notícia!

O próximo passo da pesquisadora é produzir artigo científico explicando ao mundo como ela chegou ao produto que tem tudo para aliviar o calor revolucionando a indústria alimentícia.


[Fonte: UOL // Viva Bem]