sistema.posgraduacaounincor.com.br

Espanhola tem aparato implantado no cérebro e volta a enxergar após 16 anos às escuras

Ah, a Ciência e suas transformações do cotidiano...

E se, de repente, você imaginasse alguém que ficou sem enxergar por 16 anos voltando a ver a luz do dia e as cores da vida?

Não precisa fazer esforço para imaginar, já é realidade.

Bernardeta Gómez, uma espanhola de 57 anos, voltou a enxergar graças à iniciativa de pesquisadores da Universidade de Miguel Hernandez.

Você pode estar aí se perguntando como isso foi possível. Nós te respondemos: os estudiosos desenvolveram um tipo de olho biônico que se conecta diretamente ao cérebro.

– Uau!

É, foi isso mesmo!

O aparato desenvolvido pelos cientistas funciona como uma espécie de implante coclear. Permite que as pessoas com deficiência auditiva voltarem a escutar.

Para o caso da espanhola Bernadeta foi feita uma adaptação e a equipe de estudiosos criou óculos equipados com uma câmera que é ligada a um computador.

O funcionamento se dá da seguinte forma: o computador transmite os sinais obtidos pela câmera para um eletrodo implantado no cérebro da paciente e então estimula impulsos nervosos em uma região chamada córtex visual.

De acordo com Eduardo Fernandez, um dos estudiosos envolvidos com o projeto, “as informações no sistema nervoso são as mesmas que estão em um dispositivo elétrico".

Não é muito bacana?

Claro que o aparelho ainda está em fase de testes e que a paciente – apesar de voltar a ver a luz do dia – não conseguiu enxergar como antes (visto que a “engenhoca” só transmite algumas informações, o que possibilita à paciente apenas uma visão com baixa resolução do mundo real), maaass, já é um belo avanço, não?

Sigamos acompanhando a evolução do experimento...


[Fonte: Revista Galileu]