sistema.posgraduacaounincor.com.br

Boa alimentação e atividade física: existem tratamentos não farmacológicos para tratar intestino irritável

Síndrome do Intestino Irritável (SII), você já ouviu falar a respeito?

Trata-se de um distúrbio intestinal que causa dor na barriga, gases, diarreia e constipação.

Você sofre com o problema? Se sim, será que já aceitou a ideia de que só remédio mesmo para resolver?

Calma, não é bem assim, há recursos não farmacológicos. 

Inúmeros campos da Medicina já realizaram estudos que provaram a eficiência do equilíbrio mental, da habilidade para lidar com estresse e da atividade física regular não só para a manutenção da saúde mental e física em geral como, também, especificamente, para o tratamento de pacientes com SII. 

Um desses estudos analisou a eficácia de longo prazo de várias formas de exercício na redução dos sintomas da SII por meio de 4 estudos randomizados prospectivos controlados e um estudo observacional. Os pacientes tinham avaliações individuais com uma seleção apropriada de atividades: ou exercícios com fisioterapeuta ou corrida ou caminhada (recomendada por, no mínimo, 12 semanas até 24 meses).

Ao final da observação, concluiu-se que o efeito benéfico do exercício dura, em média, 5 anos (em termos de qualidade de vida e de redução de sintomas intestinais e sintomas extra intestinais da SII).

Em suma, a recomendação dos especialistas para quem tem a Síndrome do Intestino Irritável é praticar atividade física para melhorar a ansiedade, a depressão e as tradicionais desordens emocionais observadas em pacientes portadores de SII.

Claro que acompanham os cuidados básicos cuidar adequadamente da alimentação, fazer o devido acompanhamento médico, usar um bom probiótico e buscar um estilo de vida mais agradável e alinhado com os seus valores de vida.

 

[Fonte: /www.adrianalauffer.com.br]