sistema.posgraduacaounincor.com.br

Diabetes requer cuidados específicos com a pele!

Você sabia que o diabetes pode causar danos na pele?

Se não sabia, vamos te contar agora.

Quando os níveis de glicose no sangue sobem muito, a tez pode ser prejudicada.

É bastante comum que diabéticos apresentem ressecamento da pele e isso acontece porque o corpo reage tentando eliminar o excesso de açúcar por meio da urina.

Assim, quanto mais vezes a pessoa urinar, mais líquido ela vai perder, o que leva à desidratação. E esta, por sua vez, traz – como um dos sintomas – o ressecamento da pele.

O problema não é apenas meramente estético. A perda de umidade faz com que a pele fique sujeita a irritações que – em casos graves – podem evoluir para lesões avermelhadas que apresentam descamação e, muitas vezes, para rachaduras.

E aí que está o ponto crucial dessa história: tais fissuras podem constituir pontos totalmente desprotegidos em relação à atuação de bactérias e aí está uma porta de entrada para infecções.

Mas há como prevenir o problema!

É aconselhável que diabéticos tomem cuidado especial com inverno rigoroso e que prestem atenção aos sistemas de aquecimento que retiram a umidade dos ambientes. Também é recomendável evitar exposição a ventos frios e banhos muitos quentes, além das orientações para só usar sabonetes e shampoos neutros (além de um bom hidratante corporal).

Evitar banhos muito quentes, tomar cuidado com inverno rigoroso...

Ué...mas estamos no Brasil, em pleno quase Verão! – vc deve estar protestando aí.

Sim, sim, tá bom. Mas vale a recomendação: especialmente os diabéticos devem manter a pele limpa, seca e bem hidratada.

E, ao menor sinal de qualquer problema, a recomendação é procurar dois profissionais específicos da Medicina: o endocrinologista e o dermatologista.

[Fonte: Veja.com]