sistema.posgraduacaounincor.com.br

Saiba mais sobre a origem do Dia do Trabalho

E estamos em mais um 1º de maio, celebrando o Dia do Trabalho.

A despeito da celebração um tanto diferenciada das anteriores, vimos te contar que o registro no calendário visa homenagear a luta de trabalhadores que, no passado, reivindicaram melhores condições trabalhistas.

É importante termos a consciência, hoje, de que os direitos e benefícios dos quais usufruímos atualmente só foram conquistados graças à coragem e à persistência desses trabalhadores do passado.

Vale, também, como curiosidade, sabermos que até meados do século XIX, trabalhadores em geral nem sequer pensavam em exigir direitos trabalhistas para seus patrões. 

Eles só trabalhavam e fim.

Tudo mudou a partir de 1886, quando aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago. Eles reivindicavam a redução da jornada de trabalho (de 13 horas para 8 horas diárias). A partir de então teve início uma greve geral nos Estados Unidos. 

Aqui no Brasil, o Dia do Trabalhador só ganhou reconhecimento a partir de 1925, por meio de um decreto assinado pelo então presidente Artur Bernardes.

A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída por meio do Decreto-Lei nº 5.452 – pelo então presidente Getúlio Vargas – em 1º de Maio de 1943.

Durante o governo Vargas foram realizadas grandes manifestações que incluíram música e desfiles. Em geral, elas traziam o anúncio de alguma nova lei trabalhista.

Até hoje, alguns governos seguem a tradição e comunicam o aumento do salário mínimo nesta data.

Agora que já te contamos um pouco sobre a data...Feliz Dia do Trabalho! Ainda que ele esteja sendo um tanto diferente dos anteriores. 


[Fonte: www.calendarr.com]