sistema.posgraduacaounincor.com.br

Hoje, o mundo celebra a alfabetização

Neste 8 de setembro, o mundo celebra aquela que talvez seja a ferramenta mais importante para o processo de construção de um ser social. 

Hoje, o calendário do planeta registra o Dia Mundial da Alfabetização.

Aprender a ler e escrever é definitivo para a construção de seres sociais e, também, para a melhora do mundo que eles integram.

Sim, porque, só devidamente instruídos e habilitados para a decodificação dos sinais da linguagem, é que eles podem contribuir para o desenvolvimento da nação a qual pertencem.

Pesquisas já revelaram que quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento.

Foi com o propósito de fomentar a alfabetização ao redor do mundo que a Organização das Nações Unidas (ONU) – em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – instituiu a referida celebração “na folhinha”, em 1967.

Nas últimas décadas vários países vêm assumindo o compromisso de combater o analfabetismo e, segundo a ONU, hoje, a alfabetização atinge cerca de 85% da população mundial.

É, mas, dados da mesma organização também dão conta de que ainda existem quase 800 milhões de adultos no mundo que não sabem ler, escrever ou contar, e que, 

aproximadamente, 250 milhões de crianças podem ser consideradas analfabetas funcionais, ou seja, não conseguem interpretar os textos.

Pois é, é preciso atuar – urgentemente – para reverter estes números.

É fundamental poder interagir com o mundo para que se vá à frente.

Feliz Dia Mundial da Alfabetização!


[Fonte: www.calendarr.com]