sistema.posgraduacaounincor.com.br

Estudo britânico revela que Covid-19 amplia risco de depressão e demência

Um estudo britânico revelou que um terço das pessoas infectadas com Covid-19 desenvolveu – ou teve uma recaída – de uma condição psicológica ou neurológica.

Cientistas do Reino Unido revisaram as fichas médicas eletrônicas de mais de meio milhão de pacientes nos Estados Unidos e concluíram que pessoas que contraíram o novo coronavírus nos últimos seis meses apresentaram maior propensão a desenvolver, entre outros, depressão, demência, psicose e derrame.

Ainda de acordo com a pesquisa, aqueles que foram internados em hospitais ou em terapia intensiva correram um risco ainda maior. 

Para que os participantes fossem bastante comparáveis, os estudiosos os dividiram por idade, sexo, etnia e condições de saúde.

Sobre a revelação, Masud Husain, professor de neurologia da Universidade de Oxford, reforça que, sim, há evidências – palpáveis – indicativas de que o vírus entra no cérebro e causa danos diretos. 

A Covid-19 pode apresentar ainda outros efeitos – indiretos – como, por exemplo, afetar a coagulação do sangue, o que pode levar a acidentes vasculares cerebrais. A inflamação geral que ocorre no corpo – quando este responde à infecção – pode afetar o cérebro.


[Fonte: www.bbc.com]