sistema.posgraduacaounincor.com.br

O que você precisa saber sobre um curso de MBA antes de escolher cursá-lo

E aí, de repente, todo mundo que você conhece está fazendo MBA te fazendo se sentir como um peixe fora d’água.

Os assuntos, sempre relativos às maravilhas do curso, te deixam com ainda mais vontade de engrossar a lista dos que se aventuraram em conteúdo abordado por Master in Business Administration.

Sim, este é o significado – em inglês – de MBA. Trata-se de um curso lato sensu direcionado para aqueles que desejam sofisticar conhecimentos administrativos e obter visão esquadrinhada (e global também) do mundo corporativo.

É um modelo de curso muito procurado por empresários, executivos e gestores.

Opa! Empresários, executivos e gestores?

Isso mesmo!

Bom, só com essa primeira dica já deu para perceber que o referido modelo de aprimoramento acadêmico é indicado para que tem interesse em estudar assuntos relacionados à profissão que já é desempenhada, certo?

É para alguém que – como gosta de pesquisar, mas não tem tempo para se dedicar profundamente ao assunto – vai encaixar os estudos nos intervalos do trabalho.

Por fim, é voltado para aqueles que – efetivamente – pretendem ocupar cargos de comando em grandes empresas e, claro, para os que dominam inglês.

Viu? Não pode ser – como dizem por aí – por pura “modinha” dos amigos. MBA é coisa séria, muito séria.

Para você saber um pouco mais, o MEC reconhece tais cursos com duração mínima de 360 horas-aula e a Associação Nacional de MBA (Anamba) classifica os cursos com a carga horária citada como sendo “padrão Brasil” e outros, com 480 horas como “padrão global”.

As aulas, em geral, acontecem aos sábados ou em alguns dias úteis, à noite. Neste modelo, aulas à distância não devem exceder 20% da carga horária.

O processo de seleção envolve análise de currículo, entrevista, redação e avaliação de domínio do idioma estrangeiro. É possível ainda, dependendo da instituição, que sejam aplicados testes de lógica e de matemática.

No curso em si, os alunos têm acesso a ferramentas da área de gestão para que possam discutir sobre situações reais (os conhecidos “cases”, em sala de aula, com os professores desempenhando mediação).

Bom, já deu para perceber que MBA não é para iniciantes, certo?

[Fonte: Guia do Estudante]