sistema.posgraduacaounincor.com.br

Celebração do Dia da Consciência Negra: uma Reflexão sobre Igualdade e Diversidade

Cidades por todo o Brasil se preparam para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado anualmente no dia 20 de novembro. O objetivo do dia é refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e conscientizar a população sobre a importância e contribuição da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil. O dia é dedicado a reflexões sobre o impacto do preconceito racial e a necessidade de promover a igualdade.


Atividades que promovem o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira, como palestras, seminários, workshops e apresentações artísticas, serão realizadas em escolas, universidades e espaços comunitários por todo o país.


O Dia da Consciência Negra foi estabelecido oficialmente pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519 instituindo o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.


O dia é uma oportunidade para celebrar a diversidade cultural e racial do Brasil, bem como uma chance de combater o racismo e promover uma sociedade mais justa e igualitária. A data nos lembra que a luta pela igualdade racial é um esforço contínuo que deve ser perseguido por todos.


Referência: 

BRASIL. Lei nº 12.519, de 10 de Novembro de 2011. Institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 nov. 2011.