sistema.posgraduacaounincor.com.br

Palavra dos especialistas: ingerir bebida alcoólica antes de dormir atrapalha o sono e prejudica a qualidade de vida

Se você é (a) adepto (a) do drinkizinho inocente para relaxar antes de dormir, hoje vimos te contar que este hábito pode prejudicar muito o seu sono e, por tabela, a sua saúde em geral.

Não é chatice. Nem balela.
 
Estudos já comprovaram que a bebida interfere na qualidade do sono de várias formas. Primeiro, vem a aceleração do processo de adormecimento. E, logo na sequência, a pessoa já cai em sono profundo.
 
Isso faz mal e, mais para frente, falaremos sobre isso.

O consumo de álcool antes de dormir afeta, também, o estado de sonolência. Este acaba ficando relativo porque, à medida que o indivíduo vai se tornando resistente ao álcool, vai precisar de doses cada vez maiores para alcançar o mesmo efeito.

Enfim, neurologistas advertem: o álcool interfere na fase profunda do sono e impede que a pessoa descanse de verdade. Além disso, ainda fomenta distúrbios como apneia, ronco e insônia.

Resultados de uma noite mal dormida? Apostamos que você aí já experimentou: cansaço, sonolência diurna, dor de cabeça, dor muscular e memória prejudicada.

É preciso ter em mente que dormir bem – e de forma ininterrupta – é fundamental para a manutenção da boa saúde. Por um motivo simples: sempre que acordamos durante a noite, voltamos ao estágio inicial de sono e isso interfere, diretamente, em alguns processos que só ocorrem na fase mais profunda do descanso.

Voltamos então a falar sobre os perigos de pular os estágios do sono.

Você pode estar aí se perguntando: ué, mas sono tem etapas?

Tem sim!

Vamos a elas:
 
A primeira é a transição do estado de vigília para o sono propriamente dito, é quando ficamos sonolentos. A seguir vem a do sono leve que é quando respiração e frequência cardíaca diminuem, os músculos relaxam e a temperatura abaixa. Na terceira fase, o corpo funciona mais lentamente e, por último, na fase quatro, entramos – efetivamente – em sono profundo, o que é reparador, que contribui para que possamos descansar.
 
Bom, agora que você sabe que aquela bebidinha pré-sono não é inocente e pode prejudicar – e muito – a sua qualidade de vida, que tal deixar o hábito de lado, hein?

Bons sonhos!


[Fonte: G1 // Bem Estar]