sistema.posgraduacaounincor.com.br

Pesquisa revela que casais longevos – e felizes – eventuais chateações por afeição

Sabe esses casais de idosos, velhiiinhooss, que estão juntos há décadas, parecem ter se dado sempre muito bem e, por isso mesmo, despertam uma invejinha em quem “acabou de casar” e não para de brigar? Pois é, a Ciência provou, recentemente, que o avançar da idade torna o comportamento emocional mais positivo.

Taí a resposta para a charada!

E ela vem da Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA).

Para chegar à tal conclusão, os pesquisadores analisaram conversas gravadas entre 87 casais: os que tinham entre 40 e 50 anos estavam juntos há 15 anos e que estavam na faixa entre 60 e 70 e eram casados há 35 anos.

De acordo com a análise dos estudiosos, o tempo parece ser um bom aliado para aparar as arestas.
 
Os psicólogos perceberam que – desconsiderando a satisfação (ou não) com o relacionamento – a idade fazia com que o comportamento emocional do casal fosse mais positivo. Identificaram ainda que, à medida que os casais envelheciam, demonstravam mais leveza e humor na relação e maior carinho um pelo outro.
 
Na esteira das descobertas, verificaram ainda que comportamentos negativos –como críticas ácidas e ficar na defensiva – foram sendo substituídos, com o avançar da idade, por mais afeto e compreensão.
 
A pesquisa – publicada, recentemente, na revista “Emotion” – vai totalmente na contramão daquela ideia (já amplamente disseminada) de que a chama se desgasta e os casamentos tendem a se deteriorar.

Viu aí? Quando você se deparar com um casal de idosos bem feliz, já sabe...O tempo de união é importantíssimo aliado para a saúde mental. É por isso que eles são tão plenos e sorridentes!
 
Largue de sentir inveja dos “vovôzinhos” e invista na qualidade do seu relacionamento para que ele também possa ser longevo.

Fácil? Claro que não! Mas vale a pena se dedicar!


[Fonte: G1// Bem Estar]