sistema.posgraduacaounincor.com.br

Confira dicas sobre o que fazer diante de uma demissão inesperada

E então veio a notícia que você não esperava, não queria e não podia receber de jeito nenhum neste momento: a da sua demissão.

O que fazer diante de uma situação como essa?

A primeira coisa que podemos te dizer é...calma...respire!

A gente sabe que é um tranco, mas é preciso manter o equilíbrio. Até por uma questão de saúde.

Se for possível, após a tradicional letargia que tal notícia provoca, tente não ter um ataque de fúria. Isso só o (a) prejudicaria ainda mais, acabando com a sua imagem profissional.

Por mais doloroso que seja ler o que vamos dizer a seguir, precisamos te falar: há vida após a demissão.

E existem quatro atitudes – elencadas por especialistas da área de recolocação profissional – que podem te ajudar muito a voltar para o mercado de trabalho muito antes de se distanciar completamente dele.

Vamos a elas?

Acompanhe...

Não há problema em querer saber o porquê do seu desligamento. Se ficar à vontade para tal, questione, pergunte os motivos que levaram à decisão. Em caso de quebra de contrato informe-se direitinho a respeito de indenizações e benefícios. Negociar uma saída amistosa também é ótima providência, muitas empresas são simpáticas à ideia.

Sigamos...

Por mais “p” da vida que você tenha ficado, jamais, em tempo algum, feche as portas. Uma demissão pode – de fato – acabar com a autoestima de alguém e terminar por fazer com que o (a) desligado (a) perca a calma, tenha atitudes irracionais. É compreensível, maaass, esforce-se para manter a postura. Não destrua, em segundos, a imagem que você levou anos para construir dentro da empresa.

Vamos lá, a próxima dica vai arrancar de você um irônico “nooossaaa, tá bom, obrigado (a), hein?”, maaass, mesmo assim, nós vamos te falar: não é a pior coisa do mundo.

Calma, não jogue um tijolo na gente.

Vai parecer conselho de livro de autoajuda, mas, a verdade é que se você conseguir encarar a demissão como o encerramento de um capítulo e a chance de começar um novo caminho, sua motivação para buscar um novo emprego vai ser muito ampliada. Quer ver uma providência importante? Se houver condições financeiras para tal tire uma semana de folga, só para você. Ponha a cabeça no lugar, relaxe. Você merece, afinal acabou de passar por um grande trauma. Tenha sempre em mente que você não está sozinho (a) e também não foi a primeira pessoa a passar por tal situação. Respire fundo e olhe para frente.

Por fim, temos de citar o velho clichê que dá conta de que quando uma porta se fecha podem, sim, abrir várias janelas. Quem sabe um vitrô. Pense no futuro, atualize a sua conta no LinkedIn. Se não tiver, demorou, faça já! É fato que, hoje em dia, muitas empresas e headhunters buscam por possíveis candidatos a vagas na rede social em questão.

Ademais, acione contatos, busque por amigos e conhecidos. Mas não se restrinja às redes sociais. Marque entrevistas, almoços, cafés. Invista em networking.

De verdade, esperamos ter te ajudado.

Prometa aqui para a gente: vida que segue, ok?

Segue o baile.

Boa sorte!


[Fonte: Época Negócios]