sistema.posgraduacaounincor.com.br

Gatos: pets fofinhos ou alienígenas infiltrados entre nós?

Se você tem um (a) gato (a), já percebeu que o bicho tem características muito interessantes e que superam – de longe, sem questionamento – a nossa “pobre condição humana”.

Assim como nós, os gatos precisam de luz para que seus olhos formem as imagens, porém, de certa forma, podemos afirmar que os bichanos conseguem enxergar no escuro. É que a luz ultravioleta (UV), ou luz negra – invisível para os olhos humanos – é identificada pelos gatos (assim como por outros mamíferos), já que estes contam com olhos adaptados para isso.

O que ajuda os gatos a enxergarem durante a noite é uma membrana chamada tapetum lucidum. A “super visão” é muito útil para os felinos, visto que facilita o rastreamento de trilhas de urinas fluorescentes ou presas camufladas (aqueeeles “presentinhos” que o/a seu/ua costuma trazer para você).

Outra curiosidade é que o posicionamento dos olhos de um gato permite que ele tenha um campo de visão de 200º.

Já imaginou? Ufss!!

Quer mais? Tem, viu?

Gatos ouvem em 64Ghz, o que significa uma oitava acima do alcance de um cachorro. Eles, simplesmente, giram os ouvidos para identificar a origem dos sons!

São quase uns..ciborgues?

Dá quase para acreditar nesta possibilidade, viu? Porque eles ainda contam com o olfato para que possam entender o ambiente. A “capacidade de cheiro” de um gato é dotada de duas vezes mais receptores do que a nossa, humana.

Agora..quer saber da melhor?

Aqueles bigodinhos fofos não estão lá na carinha do seu pet à toa.

Já que não contam com músculos que mudem a forma da “lente” de seus olhos (e, por conta disso, não possam enxergar tão claramente quanto nós, humanos), os gatos recorrem a seus bigodes – que detectam pequenas vibrações – para construírem um mapa tridimensional do que está ao redor deles.

Então? É um gato ou um alienígena infiltrado entre nós há milênios?


[Fonte: www.fatosdesconhecidos.com.br]