sistema.posgraduacaounincor.com.br

Saiba mais sobre Avaliação Postural

Ei, fisioterapeuta, conta aqui para nós, será que você sabe realizar – adequadamente – uma Avaliação Postural Estática?

Trata-se, como você deve saber, de pré-condição para que um diagnóstico seja feito da maneira mais correta.

E como fazê-la?

Tudo começa com a anamnese.

De acordo com a literatura específica, a palavra anamnese origina-se de “aná” = trazer de novo e “mnesis” = memória. Significa, então, “trazer de volta à mente todos os fatos relacionados à doença e à pessoa doente”.

A anamnese reconstrói os fatos que incitaram as causas da doença no paciente e, dessa forma, viabiliza um diagnóstico mais seguro.

A partir disso é que vem a Avaliação Postural Estática que, sendo bem feita, é caminho certo para um bom tratamento.

Mas, para que possa ser realizada a contento, a APE precisa ser decorrente do conhecimento das definições de posturas já descritas.

A postura é definida como posição espacial do corpo ou de uma de suas partes, a maneira de manter o corpo ou compor traços fisionômicos. Especialistas da área já definiram como sendo um conjunto das posições de todas as articulações do corpo em qualquer momento.

Uma das posturas que vamos citar é a Corporal Estática.

De maneira geral, é vista como um processo imobilizado, no entanto, de acordo com estudos já realizados, tal fato não é verídico. Pode ser explicado pela ação da gravidade e dos mecanismos de controle neural que – constantemente – provocam leve deslocamento do alinhamento corporal. Para resumir bastante, uma postura estática reflete um corpo que sofre oscilações e a atividade muscular será acionada para evitar que o indivíduo perca o equilíbrio e caia.

Podemos citar, também, as Estruturas de Controle do Corpo.

Para o controle da postura são necessárias intervenção e interação de sistemas como o Visual (que, de maneira geral, tem por função orientar o posicionamento e o movimento da cabeça em relação ao meio externo), o Somatosensorial (que é baseado nas informações de contato e posição do corpo) e o Vestibular (baseado nas forças gravitacionais).

E é preciso sempre ter em mente a relação existente entre o Sistema Nervoso Central e a Postura.

Autores já descreveram o mecanismo de controle postural como sendo aquele que se dá por meio de processo executado pelo Sistema Nervoso Central (SNC), no qual os padrões de atividades musculares são produzidos para que ocorra uma relação entre o centro de massa e a base de sustentação.

Então? Deu para absorver um pouco mais a respeito de Avaliação Postural?


[Fonte: https://blogfisioterapia.com.br]