sistema.posgraduacaounincor.com.br

Antioxidante, o selênio melhora o rendimento esportivo. Veja carnes ricas no mineral

Você já deve ter visto por aí, inúmeras vezes, propagandas sobre compostos vitamínicos. Pode ser que não tenha reparado, mas, ali no meio, invariavelmente, está o selênio.

Trata-se de um mineral, de ação antioxidante, que integra a formação de enzimas. Visto que melhora a absorção da vitamina E (importante na neutralização dos radicais livres) atua, efetivamente, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares. Ainda contribui com o sistema imunológico e melhora o rendimento esportivo e o metabolismo da tireóide!

Tudo de bom, não?

Se você é da turma que se recusa a ingerir vitaminas em forma pílulas, visto que é de amplo conhecimento que elas estão nos alimentos, vamos te dar umas dicas de onde encontrar, especificamente, o selênio.

Vamos começar com a sobrecoxa de frango. O corte traz vitaminas do complexo B (fundamentais para o metabolismo celular) e ainda é rico em vitamina B3 (importante para o sistema respiratório). Contém ferro e fósforo (úteis para o fortalecimento do organismo) e, claro, selênio. Cada 100 gramas têm 12,9 mcg do mineral.

Huuumm...mas você gosta é de frutos do mar?

Tudo bem. Vamos a um deles.

Em busca do selênio, você pode optar pelo camarão. O artrópode marinho é rico no mineral em questão (em cada 100 gramas são 38mcg). De quebra, ainda vai “ganhar” vitaminas do complexo B (como a B12, que ajuda no funcionamento do cérebro e maturação das células do sangue), vitamina D (que regula a absorção de ferro e de fósforo e, assim, combate artrite e artrose) e ômega 3.

Fígado de boi também é excelente para quem busca por selênio, viu? É, pode ir desfazendo essa careta aí! O corte, rico em vitamina B12, B5, B6, C, ácido fólico, riboflavina, ferro, cobre e zinco, ainda traz – a cada 100g – 41,3 mcg de selênio. 

Olha quantas opções para você incrementar a sua alimentação e ficar muito mais saudável! Quem precisa de pílulas quando a boa saúde pode ser encontrada – como dizem os nutricionistas – em comida de verdade?

Bom apetite!


[Fonte: UOL // Viva Bem]