sistema.posgraduacaounincor.com.br

Confira dicas que vão otimizar seu treino de musculação

Então quer dizer que, passada – digamos – a “esculhambação” das festas de fim de ano, você retomou as atividades e já pegou firme na academia de novo? 

Muito bem! Mas...sabia que existem recursos tecnológicos que podem ajudar muito – inclusive esportistas amadores como você – a tirar o máximo das sessões de musculação?

Exatamente! Você não precisa ter um preparador físico particular – como acontece com os atletas de ponta – para que seu treino renda exatamente o que você espera.

Não acredita? Então vem ver...

As medidas são bem simples.

Por exemplo, já foi comprovado que treinar ouvindo música pode melhorar o desempenho. Saiba dessa? Pois é. Som na caixa aí!

Além dessa, existem outras maneiras de garantir um super desempenho nos treinos de musculação e elas podem ser traduzidas, por exemplo, pela utilização adequada de alguns tipos de acessórios.

Vamos a alguns deles...

Você pode lançar mão, por exemplo, do cinturão. Usado, regularmente, nos treinos de agachamento, o recurso tem como função primordial estabilizar a área do core por meio da compressão. Porém, atenção, melhora – sim – o desempenho em movimentos que sobrecarregam os músculos abdominais, maaass, o uso regular do cinturão pode prejudicar os treinos (visto que atrapalha o desenvolvimento da musculatura em questão). 

Luvas também são interessantes. Como impedem que o suor das mãos deixe as barras molhadas e escorregadias, elas são bem úteis na execução de exercícios que exigem pegadas mais firmes. Neste quesito vale ressaltar que quanto mais aderente e menos espessa for a luva, melhor ela é. Luvas grossas esquentam mais as mãos, aumentam a circunferência da pegada (o que significa que vão dificultar o levantamento do peso).

Ah, vamos falar, também, sobre a munhequeira. Você já se deu conta de que o punho é uma das articulações que ficam mais expostas durante os treinos (especialmente aqueles que visam o antebraço)? Pois é. A munhequeira é ótimo recurso para evitar que o punho seja forçado demais. Também fornece maior estabilidade para a articulação em questão. Agora o contraponto: o acessório deve ser usado apenas durante treinos mais intensos. Do contrário, o punho não se desenvolverá o suficiente para suportar pesos maiores.

Ah, ainda tem o pó de magnésio!

Sabe aquele pozinho que ginastas olímpicos e levantadores de peso usam para garantir maior aderência à pegada? Então...é desse mesmo que estamos falando! Não é muito comum em academias, mas pode ser bastante útil, viu?  É que o recurso elimina o suor das mãos e dá mais firmeza ao movimento. Existe algum porém aqui? Sim, existe! O uso excessivo pode deixar a mão ressecada.

Por fim, vamos te falar sobre o tênis apropriado para levantamento de peso.

– Eita!...E isso existe?

Sim, existe! 

O tênis de corrida – o mais usado nas academias – não é o mais indicado para quem vai “puxar ferro, pesado”. O calçado mais adequado para os adeptos da musculação é o tênis específico para tal fim. Ele conta com sola plana e rígida que proporciona melhor aproveitamento da força exercida sobre o solo. Os tênis de corrida são feitos para absorver o impacto e dissipá-lo, o que causa instabilidade, já que o pé afunda ao levantar muito peso.

Ah, mas os preços dos tênis próprios para musculação são muito salgados para o seu orçamento? Temos uma dica para te ajudar: invista em modelos do tipo All Star. Eles contam com sola plana e mais rígida, por isso vão ajudar bastante. 

Então? Tudo anotado aí?

Boa sorte com seus treinos!

Saúde para você!


[Fonte: www.areah.com.br]