sistema.posgraduacaounincor.com.br

A história do Natal

25 de dezembro!

Chegamos, enfim, ao Natal deste ano pandêmico. 

Será que você conhece – direitinho – a história do registro no calendário?

Neste dia, a maioria dos países que seguem o Cristianismo celebra o nascimento de Jesus Cristo, considerado como o Filho de Deus e uma das três pessoas da Trindade Santa, junto ao Espírito Santo e Deus Pai. 

No entanto, já é de amplo conhecimento que – nem nos Evangelhos, nem em quaisquer outros textos que tratam da história de Jesus Cristo – há provas ou evidências de que ele tenha nascido exatamente no dia 25 de dezembro.

Mas então...por que seguimos comemorando o referido nascimento no dia em questão?

Retrocedendo na linha da História temos que – após a morte e ressurreição de Cristo, por volta de 33 d.C. – formaram-se, ainda no Oriente Médio, as primeiras comunidades cristãs. 

Logo, elas se espalharam por outras regiões (como a Ásia Menor e a Anatólia), que integravam os domínios do Império Romano.

Lógico que, rapidamente, pregadores cristãos chegaram a Roma e por lá também se disseminaram. Foi dessa forma que se deu a expansão do Cristianismo dentro dos domínios do Império Romano e que as datas de celebração aos antigos deuses romanos foram assimiladas e transformadas pelos cristãos.

Muito bem, uma dessas datas era justamente o 25 de dezembro, dedicado ao deus Mitra, uma divindade solar. O culto oficial a Mitra foi instituído pelo imperador Aureliano em 273 d.C. O dia 25 de dezembro, a partir de então, ficou conhecido como o dia do Natalis Solis Invicti (O Nascimento do Sol Invencível).

Á medida em que a parte ocidental do Império Romano deteriorava-se com as invasões bárbaras, o Cristianismo ganhou mais espaço e maior influência.

Foi assim que a data até então dedicada a Mitra foi transformada no dia do nascimento do Deus Filho, o Salvador da Humanidade, que traz a remissão dos pecados e a esperança da ressurreição da carne, do mesmo modo como o Sol traz a esperança das colheitas após o inverno.

A metáfora do Sol foi então traduzida para a figura de Cristo e é por este motivo que, em 25 de dezembro, o mundo celebra o Natal.

 

[Fonte: Mundo Educação]