sistema.posgraduacaounincor.com.br

Exames de rotina: fundamentais para a manutenção da boa saúde

Em tempos de pandemia e de isolamento forçado, não faltou quem – por precaução – deixasse de lado os exames de rotina.

É, mas, agora que há, efetivamente, vacina no horizonte é preciso retomar o hábito. É bom ter, sempre, bem claro, que ter a saúde – com se diz – “em dia” depende, exclusivamente, de atenção e prevenção.

Por isso, é preciso lançar mão de alimentação adequada, fazer atividade física regular, cultivar hábitos saudáveis e – fundamental – fazer os exames de rotina.

E quais são eles?

Bem, os exames mais comuns integrantes do check-up são: mamografia, papanicolau, antígeno prostático específico / PSA (usado para o diagnóstico do câncer de próstata), colesterol e triglicerídeos, eletrocardiograma, índice glicêmico, fezes e urina e hemograma.

Além desses, o (a) médico (a) ainda pode pedir – de acordo com a necessidade do (a) paciente – densitometria óssea, ureia e creatinina.

Em geral, a recomendação é a de que um adulto saudável faça seus exames de rotina a cada dois anos. Já quem tem fatores de risco (fumantes, obesos ou sedentários, por exemplo) deve fazer todo ano. E pessoas com doenças crônicas – como diabetes e hipertensão – precisam de um checkup a cada seis meses.

O fundamental é procurar um (a) profissional regularmente para fazer check-up. A saúde agradece!


[Fonte: www.hipolabor.com.br]