sistema.posgraduacaounincor.com.br

Dor nas costas: como evitar o problema

Dor nas costas. Levanta a mão aí quem nunca sentiu.

Definida como qualquer sensação desconfortante em alguma região do dorso (área que vai do pescoço até início das nádegas), a dor nas costas pode se apresentar como um evento intenso, leve ou moderado.

Eis uma sensação bem comum em pessoas que exercem alguma atividade de trabalho (ou função cotidiana) que as deixem na mesma posição por um período superior a 1 hora.

Situações que culminam em sobrecarga das articulações e dos músculos também provocarão a mesma sensação no corpo do indivíduo. Então, é bastante comum ouvir o relato de dor nas costas em todas as faixas etárias, visto que, como dissemos, este problema pode ser derivado de uma variedade de causas e fatores.

A dor nas costas pode se apresentar como espasmo na região cervical (pescoço), provocada, muito frequentemente, pelo uso excessivo do celular abaixo do nível dos olhos. Abaixar muito o pescoço para ficar no nível do celular faz com que as estruturas da parte de trás do pescoço sejam sobrecarregadas e isso desencadeie dor nas costas.

Há também a dor na região torácica (região do tórax nas costas/ local dos pulmões). Esta dor surge em decorrência da fraqueza dos músculos da parte da frente do corpo. A falta de força muscular responsável pela nossa postura ideal faz com que o corpo caia para frente, formando o que conhecemos por “corcunda”.

Tal alteração óssea e muscular desencadeia dores severas que, com o passar do tempo, podem prejudicar até a mecânica respiratória do indivíduo, por conta da localização próxima dos pulmões.

Por último, destacamos a dor na região lombossacra (região mais baixa da coluna chegando até a região glútea). Essa é uma dor beeemm conhecida, a famosa dor lombar. Formada por 5 vértebras importantes que se unem a muitos músculos, esta parte das costas segura a nossa coluna.

O que acontece é que, todas as vezes que sentarmos de forma que desalinhe ou exerça força muito grande sobre a coluna, fatalmente prejudicaremos a região lombar. Esta parte do nosso dorso suporta todas as cargas do dia a dia. A dor nas costas na região lombar é muito comum principalmente porque é derivada de muitas atividades que desempenhamos no nosso cotidiano.

E qual a dica para evitar dor nas costas?

A primeiríssima – e mais importante – é: pratique exercícios físicos regulares!

A falta de exercício físico deixa nossos músculos fracos e nossas articulações sobrecarregadas.

E se, em meio a pandemia e diante da impossibilidade de circular por aí, você já ficou preocupado (a), pensando em como vai fazer para praticar atividade física regular, nós, da UninCor, vamos te passar uma dica preciosa: dá para você cuidar da saúde das suas costas em casa mesmo! Fazer exercícios por 10 minutos ou apenas alongamentos já vai ajudar bastante! E o hábito – pode apostar – vai prevenir muitos problemas futuros. 

Além disso, vale lembrar de fazer pausas, de quando em quando, ao longo do dia de trabalho. De tempos em tempos, levante-se e movimente-se.

Preste muita atenção, também, aos pesos que você carrega. Bolsas, mochilas e sacolas de compras são alguns dos vilões responsáveis por sérios episódios de dor nas costas.

Ah...por fim...controle sua alimentação. Mantenha o equilíbrio entre proteínas e carboidratos e tenha em mente que uma alimentação saudável é fundamental para evitar o sobrepeso que, consequentemente, vai gerar uma sobrecarga no corpo e estimular dores nas costas.

Tudo anotado aí?


[Fonte: Blog Educação Física]