sistema.posgraduacaounincor.com.br

Poupatempo: a central de facilitação para quem vive no estado de São Paulo

Nada pior – nesses tempos de correria em que minutos perdidos nunca custaram tão caro – do que precisar se deslocar de um lado para outro, às vezes percorrendo enormes distâncias, para dar conta de burocracias necessárias, mas que tiram a paciência de qualquer um. 

Para amenizar o problema, pelo menos para quem vive no estado de São Paulo, foi criado, em 1997, o Programa Poupatempo, uma verdadeira central de facilitação para o cidadão.

Trata-se de um projeto concebido pelo governo do estado de São Paulo e administrado pela PRODESP que nasceu com o intuito de facilitar a vida dos paulistas oferecendo inúmeros serviços no mesmo lugar.

No ano em que foi criado, o Poupatempo Sé realizou – entre 20 de outubro e o fechamento do ano – 232 mil atendimentos, com uma média de 5.335 por dia. Somadas as 53,3 mil chamadas acolhidas pelo teleatendimento foram 285,4 mil atendimentos prestados à população só naquele início de operações.

Em seu mais recente projeto de expansão, o Poupatempo implantou – entre 2014 e 2016 – 40 unidades, além da Unidade Móvel, o que possibilitou que muito mais cidades do Estado pudessem ter acesso aos serviços disponibilizados pelo Programa.

Hoje, o Poupatempo conta com 71 unidades fixas e está presente em 66 cidades (em todas as regiões administrativas do Estado), além de contar – como já mencionamos – com o posto móvel, que atende localidades da Capital e da região metropolitana.

Juntas, todas as unidades realizam – diariamente – 177 mil atendimentos, o equivalente a três vezes e meia a Arena Corinthians. Cheia. Todos os dias.

Entre os diversos serviços oferecidos, hoje, pelo Poupatempo estão, entre outros: emissão de carteira de identidade (RG) e de carteira de trabalho (CTPS); renovação de carteira de motorista (CNH); cadastramento de currículo; licenciamento de veículo (CRLV); atualização cadastral para a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e questões relativas à iluminação pública, luz / energia elétrica em geral e água e esgoto.

E para os próximos anos, um dos focos do Programa – dizem os responsáveis – será a identificação dos eventos da vida do cidadão, no que tange a todos os serviços prestados pelo Estado. O intuito é viabilizar atendimento proativo, antecipando informações e situações que devam ser tratadas de forma prévia, a fim de que o cidadão – independentemente de seu poder aquisitivo e nível social – não desperdice seu tempo e dinheiro.


[Fonte: www.poupatempo.sp.gov.br]