Muitas questões envolvem o nascimento de um bebê. Uma delas diz respeito ao tipo de parto que trará uma nova vida ao mundo


Toda vez que nasce um bebê, nasce junto uma mãe.

Mas até a criança vir à luz, muitas são as dúvidas que acometem a mulher.

A principal delas é: vai ser cesárea ou parto normal?

Quais os riscos de um e do outro?

Tentando desenhar o quadro atual em números, o Brasil é campeão latino-americano em quantidade de cesáreas.

O procedimento tornou-se muito comum por aqui e, atualmente, quase 50% dos brasileiros chegam ao mundo dessa forma.

Em hospitais da rede particular, os números são ainda mais impactantes: de acordo com dados fornecidos pelo Sinasc (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos), 85% das gestantes fazem cesárea.

Tal registro vai contra as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) que apontam 15% como sendo a quantidade adequada de partos realizados de forma cirúrgica. De acordo com ginecologistas, embora o parto normal traga a sensação de espontaneidade (assim como a distância de tudo o que remeta à indução), o momento mágico em que uma mulher vê seu filho chegar à vida tem acontecido – cada vez mais – por meio de cesariana balizado por duas palavras: comodidade e segurança.

Médicos têm receio de que aconteça algum problema durante o parto normal e que isso culmine na morte da paciente ou do bebê. A cesárea dá aos profissionais envolvidos com o nascimento a sensação de segurança, visto que eles têm maior controle da situação toda.

Muitas mães brasileiras, também, terminam por optar pela cesárea movidas pelo medo das dores do parto normal.  E ainda há a questão do tempo envolvido. Em – aproximadamente – 45 minutos, a cirurgia termina. No parto normal, até que a criança nasça podem se passar mais de 8 horas.

Parece que, em termos de segurança e controle, realmente, tudo joga a favor da cesárea, certo? Pois é, mas não se pode perder de vista que, considerando-se que o procedimento é uma cirurgia de médio porte, a mãe corre risco de infecções e de perda sanguínea.

E então? Qual caminho tomar?

Qual a sua opinião a respeito do assunto?

Qual o melhor tipo de parto: o normal ou a cesárea?

[Fonte: https://drauziovarella.com.br] 




Últimas Notícias

UNINCOR LANÇA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COM FOCO EM LIDERANÇA E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS

Postado por:

A Universidade Vale do Rio Doce – UNINCOR anunciou a oferta de sua Pós-Graduação em Comunicação Empresarial, um curso inovador voltado para formar profissionais com competências avançadas na gestão da comunicação organizacional e estratégica. O programa está estruturado para capacitar gestores que desejam se destacar no mercado competitivo atual, dominando ferramentas modernas de comunicação interna e externa. 

LEIA MAIS

UNINCOR EAD Lança Campanha Especial de Black Friday 2025

Postado por:

A UNINCOR EAD inicia sua Black Friday 2025 com condições imperdíveis para quem deseja investir na carreira e iniciar uma nova etapa profissional ainda este ano.

LEIA MAIS

Direito em transformação: workshop mostra como usar IA na advocacia

Postado por:

A IA não substitui o advogado. Ela potencializa suas capacidades. Quanto mais os profissionais souberem usar essas ferramentas, mais preparados estarão para enfrentar os desafios e explorar novas oportunidades do setor”, afirma George Yagui, cofundador da G5AI e palestrante do workshop.

LEIA MAIS

Pronto Para Conquistar Mercados Globais? Entenda Como Profissionais do Comércio Exterior Impulsionam Nossas Exportações.

Postado por:

As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões. 

LEIA MAIS

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99