Responda rápido: você é ansioso(a)? Sim? Não?
Quando está aflito(a) por algum motivo come muito mais do que deveria? Sim ou não?
Seja lá qual tenha sido a sua resposta, saiba que o Brasil figura no topo da lista dos países com maior número de pessoas que sofrem com o desassossego extremado.
Não é novidade para ninguém que a ansiedade está diretamente ligada a questões emocionais. Logo, é fácil estabelecer que a busca pelo prazer rápido, originada pela inquietude, aponta para a comida como válvula de escape.
O gatilho pode ser qualquer um: angústia, tristeza, frustrações.
E a comida surge exatamente com os contornos do tal elemento de deleite instantâneo imediato, uma tentativa de aplacar a aflição presente.
Doces, em geral, funcionam como remédios para pessoas ansiosas. Mas é interessante que estas, ao notarem que estão trilhando tal caminho, façam o exercício de identificar o quê – exatamente – desencadeia a alteração emocional para mudar de atitude.
É fundamental conseguir enxergar – ainda que seja difícil – que a solução para a tristeza não está em uma barra de chocolate.
O ideal – sim, sabemos que não é fácil, mas vale a pena tentar – é optar por grãos integrais (que ajudam na produção de serotonina e ajudam no funcionamento do intestino), frutas cítricas (reduzem a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse), alface (possui uma substância que tem efeito calmante), chicória (é considerada um prebiótico), banana verde (também com efeito prebiótico), iogurte e leite (contém aminoácido que atua como precursor da serotonina).
Ah! E o chá de camomila também tem efeito calmante, viu?
Percebeu como alimentação adequada pode ser muito eficaz contra a ansiedade?
Se você é da turma dos ansiosos, tente aí!
Sua saúde vai agradecer.
[Fonte: G1 // Bem Estar]
As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões.
LEIA MAISJunho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho.
LEIA MAISEm um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do
LEIA MAISA chance de impulsionar sua carreira chegou!
LEIA MAISA Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99