Você sabe como ajudar os que sofrem de depressão?


O primeiro mês do ano vai terminando, mas ainda há tempo para falarmos do “Janeiro Branco”.

Trata-se da campanha, ainda nova, que tem por objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebrando tabus e promovendo mais possibilidade para todos os indivíduos e a sociedade como um todo.

Mas o que é saúde mental, afinal de contas?

Por definição, trata-se de um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

E quando algo não vai bem no íntimo da pessoa, este estado de bem-estar pode ser afetado e surgir a depressão, doença que muitos especialistas já definiram como o “mal do século”.

Como ajudar uma pessoa em depressão?

Muitos – sem conhecimento adequado do assunto – dizem, ao menor sinal de abatimento do alheio, que trata-se de “frescura”, de falta de atitude para enfrentar os problemas da vida.

Nada mais errado de se pensar e nada mais prejudicial para se dizer a alguém que está mergulhado em angústia e tristeza.

Depressão é assunto sério e grave.

Choro constante, tristeza profunda, isolamento e – em situações extremas – tentativas de suicídio são alguns dos sintomas da doença.

Diante de quadros como este, quem está por perto tem papel fundamental: o de mostrar-se disponível para escutar e amparar a pessoa, compreendendo que ela precisa de atenção e cuidado.

“Na hora de acolher, é preciso respeitar o tempo do paciente, manter-se sensível, empático e acompanhá-lo sem pressa. Para isso é importante focar na pessoa, seus sentimentos, valores e possibilidades”, explica Roberto Gellert, presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Fundado em São Paulo, em 1962, o Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973, mantenedora e responsável pelo Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, desenvolvido pelos Postos do CVV em todo o Brasil.

Para efeito de informação, o CVV atende por telefone, e-mail, chat e Skype todos os que buscam por apoio emocional. Os voluntários se revezam e atendem durante todo o dia, mantendo total sigilo acerca das conversas e informações pessoais dos usuários do serviço.

Para mais informações sobre como ajudar pessoas – ou ser ajudado(a) –  acesse https://www.cvv.org.br. 

Depressão é assunto sério e merece toda a atenção.

[Fonte: https://drauziovarella.com.br] 




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99