Você sabe como ajudar os que sofrem de depressão?


O primeiro mês do ano vai terminando, mas ainda há tempo para falarmos do “Janeiro Branco”.

Trata-se da campanha, ainda nova, que tem por objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, quebrando tabus e promovendo mais possibilidade para todos os indivíduos e a sociedade como um todo.

Mas o que é saúde mental, afinal de contas?

Por definição, trata-se de um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

E quando algo não vai bem no íntimo da pessoa, este estado de bem-estar pode ser afetado e surgir a depressão, doença que muitos especialistas já definiram como o “mal do século”.

Como ajudar uma pessoa em depressão?

Muitos – sem conhecimento adequado do assunto – dizem, ao menor sinal de abatimento do alheio, que trata-se de “frescura”, de falta de atitude para enfrentar os problemas da vida.

Nada mais errado de se pensar e nada mais prejudicial para se dizer a alguém que está mergulhado em angústia e tristeza.

Depressão é assunto sério e grave.

Choro constante, tristeza profunda, isolamento e – em situações extremas – tentativas de suicídio são alguns dos sintomas da doença.

Diante de quadros como este, quem está por perto tem papel fundamental: o de mostrar-se disponível para escutar e amparar a pessoa, compreendendo que ela precisa de atenção e cuidado.

“Na hora de acolher, é preciso respeitar o tempo do paciente, manter-se sensível, empático e acompanhá-lo sem pressa. Para isso é importante focar na pessoa, seus sentimentos, valores e possibilidades”, explica Roberto Gellert, presidente do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Fundado em São Paulo, em 1962, o Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973, mantenedora e responsável pelo Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, desenvolvido pelos Postos do CVV em todo o Brasil.

Para efeito de informação, o CVV atende por telefone, e-mail, chat e Skype todos os que buscam por apoio emocional. Os voluntários se revezam e atendem durante todo o dia, mantendo total sigilo acerca das conversas e informações pessoais dos usuários do serviço.

Para mais informações sobre como ajudar pessoas – ou ser ajudado(a) –  acesse https://www.cvv.org.br. 

Depressão é assunto sério e merece toda a atenção.

[Fonte: https://drauziovarella.com.br] 




Últimas Notícias

Pronto Para Conquistar Mercados Globais? Entenda Como Profissionais do Comércio Exterior Impulsionam Nossas Exportações.

Postado por:

As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões. 

LEIA MAIS

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Economia Brasileira: Por Que a Política Monetária Importa para Todos os Profissionais

Postado por:

Em um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do

LEIA MAIS

Pós Online em Neuropsicopedagogia: Inscreva-se Já

Postado por:

A chance de impulsionar sua carreira chegou!

LEIA MAIS

Pós-graduação em Psicopedagogia EAD da UninCor: Aperfeiçoe sua carreira na educação

Postado por:

A Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) está com inscrições abertas para a sua Pós-graduação em Psicopedagogia, oferecida 100% na modalidade a distância.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99