Por que, durante provas no mar, nadadores precisam se hidratar?


Se você já reparou bem naquelas provas de natação que são realizadas no mar, bem perto dos atletas sempre vai um barquinho com...água.

Já viu, né?

E apostamos que você nunca entendeu direito o porquê de alguém que JÁ está na água precisar ser hidratado.

Ué, mas a natação não é um esporte como qualquer outro? Tudo bem que é praticado no meio líquido, maasss, você não imaginava que – enquanto nadam – os atletas reponham as energias perdidas tomando água...do mar...né?

De acordo com especialistas da área de Educação Física, a hidratação durante a natação é fundamental porque, visto que se está realizando um exercício, ocorre um aumento da demanda energética e a maior parte da energia que é produzida é dissipada na forma de calor. A consequência disso é um aumento da temperatura corporal.

Bem sabemos que o principal mecanismo usado pelo corpo para transferir calor para o ambiente durante a execução de exercícios físicos é o suor, correto?

Pois bem, tal processo pode se converter em considerável perda de líquidos corporais, fazendo com que o (a) nadador (a) seja acometido (a) por desidratação, o que, além de prejudicar o desempenho na prova, pode – sob ótica bem mais séria – interferir na segurança do (a) atleta durante a prova. Por isso é preciso repor os líquidos com frequência.

Entendeu agora a presença dos barquinhos perto de nadadores que competem no mar?

[Fonte: Portal da Educação Física]




Últimas Notícias

Confira dicas de atividade esportiva para propor nas aulas com a molecada do Ensino Fundamental, professor (a) de Educação Física!

Postado por:

Bom, o cenário é o seguinte: faz pouco tempo que você se formou em Educação Física, é um (a) jovem professor (a) e...vai começar a carreira dando aulas para a molecada do Ensino Fundamental.

LEIA MAIS

Universidade Vale do Rio Verde oferece curso de pós-graduação, à distância, em “Docência do Ensino Superior”

Postado por:

Você se graduou na área de Educação e está buscando conteúdo extra para agregar aos seus conhecimentos?

LEIA MAIS

1º de setembro: parabéns, profissional de Educação Física!

Postado por:

Ei, professor (a) de Educação Física, hoje é seu dia!

LEIA MAIS

O dia, hoje, é todo dos nutricionistas brasileiros. Parabéns!

Postado por:

Hoje, 31 de agosto, é Dia do (a) Nutricionista!

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99