E aquela vontade que surgiu de fazer uma pós-graduação? Saiba o que levar em consideração na hora da escolha


E então todos – no seu círculo de amigos – estão fazendo pós-graduação. E, diante disso, você, se sentindo ligeiramente obsoleto(a), já está aí pensando em se matricular no mesmo curso de um deles (que, sim, te interessou, mas, principalmente, também para ter assunto).

Muita calma nessa hora!

Qual é o seu perfil? Quais são os seus objetivos? O curso de pós que seu colega faz nem sempre é o mais adequado para você, viu? É bom ter isso em mente, de forma bastante clara. 

Além do tema, tem – também – a questão do formato em que o curso foi elaborado. É preciso avaliar direito. 

Antes de escolher é preciso saber, por exemplo, que existem dois grandes grupos de cursos: os stricto sensu (que incluem os mestrados, mestrados profissionais, doutorados e pós-doutorados) e os lato sensu (que comportam especializações e MBAs).

Os programas stricto sensu têm foco na formação de pesquisadores e professores universitários (são indicados para quem deseja seguir carreira acadêmica). Já os cursos lato sensu são indicados para quem já está inserido em uma rotina de trabalho e, por conta dela, busca aperfeiçoamento profissional. O objetivo é adquirir competências específicas para facilitar a ascensão na carreira (seja mudando de área ou adaptando-se a um novo cargo dentro da companhia).

Logo, muito antes do conteúdo, a primeira escolha a fazer é entre stricto e lato sensu e o critério de escolha sempre deve passar pelas seguintes perguntas: Como funciona um curso de especialização?; O que é um MBA?; Como funciona o Doutorado?; Como funciona o Mestrado?

Então?

Vai mesmo se dedicar ao aprimoramento profissional este ano?

Muito bem!

Mas o faça não para acompanhar alguém, mas sim em nome do seu crescimento acadêmico.

[Fonte: Guia do Estudante] 




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99