Hanseníase, doença mais conhecida como lepra, se alastra no estado do Pará. Estudo revelou que consumo da carne de tatu pode estar no centro do problema


Hanseníase.

Ou, se preferir, lepra.

Doença contagiosa, causada por bactéria, que danifica os nervos levando a sérias incapacidades físicas, como dificuldade de andar ou de segurar objetos.

Os sinais da doença são traduzidos por manchas avermelhadas, esbranquiçadas e amarronzadas, além de febre, dor e "fisgadas" nos músculos.

Parece algo muito distante da nossa realidade? Uma doença que ficou no passado do país?

Nada disso!

Infelizmente, o quadro atual é bem diferente disso.

O Ministério da Saúde divulgou, recentemente, um boletim preocupante: 25.218 casos de hanseníase foram notificados no Brasil. Só no período entre 2012 e 2016 foram registradas 151.764 novas ocorrências.

Ainda segundo os dados oficiais, as maiores taxas foram detectadas nas regiões Centro-Oeste (32,27 novos casos a cada 100 mil habitantes) e Norte (34,26 novos casos a cada 100 mil habitantes).

Neste cenário desventurado destacou-se o estado do Pará, com taxa de detecção equivalente a 40,39 casos a cada 100 mil habitantes.

O avanço da doença no referido estado já vinha sendo objeto de estudo de pesquisadores. E eles descobriram que a chave do problema, por lá, pode estar em um mamífero muito comum na região: o tatu. 

A aposta é a de que o contágio humano tem se dado por conta do alto consumo da carne do referido animal, uma iguaria local. 

Um estudo – inédito – publicado na "PLos Neglected Tropical Diseases" mostrou que 62% dos tatus que vivem na Amazônia brasileira (especificamente no oeste do Pará) testaram positivos para a Mycobacterium leprae -- bactéria causadora da hanseníase.

[Fonte: G1 // Ciência e Saúde]




Últimas Notícias

UNINCOR LANÇA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL COM FOCO EM LIDERANÇA E ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS

Postado por:

A Universidade Vale do Rio Doce – UNINCOR anunciou a oferta de sua Pós-Graduação em Comunicação Empresarial, um curso inovador voltado para formar profissionais com competências avançadas na gestão da comunicação organizacional e estratégica. O programa está estruturado para capacitar gestores que desejam se destacar no mercado competitivo atual, dominando ferramentas modernas de comunicação interna e externa. 

LEIA MAIS

UNINCOR EAD Lança Campanha Especial de Black Friday 2025

Postado por:

A UNINCOR EAD inicia sua Black Friday 2025 com condições imperdíveis para quem deseja investir na carreira e iniciar uma nova etapa profissional ainda este ano.

LEIA MAIS

Direito em transformação: workshop mostra como usar IA na advocacia

Postado por:

A IA não substitui o advogado. Ela potencializa suas capacidades. Quanto mais os profissionais souberem usar essas ferramentas, mais preparados estarão para enfrentar os desafios e explorar novas oportunidades do setor”, afirma George Yagui, cofundador da G5AI e palestrante do workshop.

LEIA MAIS

Pronto Para Conquistar Mercados Globais? Entenda Como Profissionais do Comércio Exterior Impulsionam Nossas Exportações.

Postado por:

As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões. 

LEIA MAIS

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99