Hanseníase, doença mais conhecida como lepra, se alastra no estado do Pará. Estudo revelou que consumo da carne de tatu pode estar no centro do problema


Hanseníase.

Ou, se preferir, lepra.

Doença contagiosa, causada por bactéria, que danifica os nervos levando a sérias incapacidades físicas, como dificuldade de andar ou de segurar objetos.

Os sinais da doença são traduzidos por manchas avermelhadas, esbranquiçadas e amarronzadas, além de febre, dor e "fisgadas" nos músculos.

Parece algo muito distante da nossa realidade? Uma doença que ficou no passado do país?

Nada disso!

Infelizmente, o quadro atual é bem diferente disso.

O Ministério da Saúde divulgou, recentemente, um boletim preocupante: 25.218 casos de hanseníase foram notificados no Brasil. Só no período entre 2012 e 2016 foram registradas 151.764 novas ocorrências.

Ainda segundo os dados oficiais, as maiores taxas foram detectadas nas regiões Centro-Oeste (32,27 novos casos a cada 100 mil habitantes) e Norte (34,26 novos casos a cada 100 mil habitantes).

Neste cenário desventurado destacou-se o estado do Pará, com taxa de detecção equivalente a 40,39 casos a cada 100 mil habitantes.

O avanço da doença no referido estado já vinha sendo objeto de estudo de pesquisadores. E eles descobriram que a chave do problema, por lá, pode estar em um mamífero muito comum na região: o tatu. 

A aposta é a de que o contágio humano tem se dado por conta do alto consumo da carne do referido animal, uma iguaria local. 

Um estudo – inédito – publicado na "PLos Neglected Tropical Diseases" mostrou que 62% dos tatus que vivem na Amazônia brasileira (especificamente no oeste do Pará) testaram positivos para a Mycobacterium leprae -- bactéria causadora da hanseníase.

[Fonte: G1 // Ciência e Saúde]




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99