Amamentação na primeira hora após o nascimento resguarda o bebê de infecções e diminui a mortalidade infantil. No entanto, só 3 em cada 5 crianças contam com tal proteção, hoje, no mundo


Os inúmeros benefícios trazidos pela amamentação não são novidade para ninguém, certo?

Talvez o que poucos saibam é que o ato de alimentar o bebê com o leite materno até uma hora após o nascimento protege contra infecções e diminui a mortalidade infantil.

Pois é, tão poucos são os que sabem desse dado que – de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde e da Unicef (Agência das Nações Unidas para a Infância) – apenas 78 milhões de crianças no mundo (3 em cada 5) são amamentadas no referido período.

O aleitamento na primeira hora ainda estimula a produção do leite materno e do colostro (substância amarelada que – primeiro leite produzido pela mãe após o parto – é extremamente rica em anticorpos e nutrientes), composto também conhecido como "primeira vacina do bebê".

Estudos já revelaram que recém-nascidos que começaram a amamentar entre duas e 23 horas após o nascimento tiveram um risco 33% maior de óbito do que aqueles que começaram a amamentar dentro de uma hora após o nascimento.

Em alguns países – especialmente nos de média e baixa renda – a amamentação nas primeiras horas pode ser a diferença entre a vida e a morte de uma criança recém-nascida.

Mas por que será que muitas crianças não estão sendo amamentadas assim que nascem?

Existem algumas explicações. 

Uma delas dá conta de que, como – nesses casos – a criança, em geral, é alimentada por profissionais da Saúde (ou outros familiares) acaba por receber fórmula infantil ou água. 

Outra é a de que, com o aumento do número de cesarianas no mundo, o contato com a mãe (e, consequentemente, a amamentação na primeira hora) sofre atraso. 

Achou exagero? Não acredita?

Pois saiba que um estudo realizado em 51 países revelou que as taxas de início precoce de aleitamento são significativamente menores entre os nascidos por meio de cesariana.

Interessante aprofundar-se nesse tema, não?

[Fonte: G1 // Bem Estar]




Últimas Notícias

Direito em transformação: workshop mostra como usar IA na advocacia

Postado por:

A IA não substitui o advogado. Ela potencializa suas capacidades. Quanto mais os profissionais souberem usar essas ferramentas, mais preparados estarão para enfrentar os desafios e explorar novas oportunidades do setor”, afirma George Yagui, cofundador da G5AI e palestrante do workshop.

LEIA MAIS

Pronto Para Conquistar Mercados Globais? Entenda Como Profissionais do Comércio Exterior Impulsionam Nossas Exportações.

Postado por:

As exportações brasileiras atingiram um marco significativo em junho de 2025, totalizando US$ 20.001,4 milhões. 

LEIA MAIS

Campanhas de Conscientização: Prevenção e Solidariedade Que Salvam Vidas em Junho

Postado por:

Junho é um mês duplamente significativo para a saúde pública no Brasil, marcado por importantes campanhas de conscientização que reforçam a prevenção, o diagnóstico precoce e a solidariedade: o Junho Laranja e o Junho Vermelho. 

LEIA MAIS

Economia Brasileira: Por Que a Política Monetária Importa para Todos os Profissionais

Postado por:

Em um cenário econômico em constante mutação, entender os mecanismos que movem o mercado não é mais uma habilidade exclusiva de economistas e financistas. Para qualquer profissional – seja ele da gestão, do

LEIA MAIS

Pós Online em Neuropsicopedagogia: Inscreva-se Já

Postado por:

A chance de impulsionar sua carreira chegou!

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99