Em tempos econômicos como o que estamos vivendo, mesmo sabendo da importância de estudar e de conquistar um diploma fica o questionamento do quê, exatamente, fazer com o documento depois de tê-lo em mãos.
Vale para todas as profissões, mas, hoje, vamos nos ater à Engenharia.
Dados da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) dão conta de que, em 2010, cerca de 40 mil engenheiros se formaram no Brasil (em campos tão diversos quanto, por exemplo, Computação, Elétrica, Mecânica, Eletrônica, Aeronáutica, Naval e Civil).
Em 2015, este número já tinha saltado para mais de 80 mil.
Parece um número bastante consistente, mas o Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia (Confea) aponta que outras nações têm muito mais desses profissionais essenciais para o desenvolvimento nacional: Índia e China formam, respectivamente, 220 mil e 650 mil novos engenheiros por ano.
Não é novidade para ninguém que – por conta da oscilação da economia nacional – muita gente perdeu (e ainda continua perdendo) o emprego. Mas, curiosamente, o setor da Engenharia permanece aquecido, oferecendo vagas.
Interessante, não?
É que engenheiros são treinados para entender e solucionar problemas e sua específica capacidade de raciocínio lógico e analítico é tudo que o mercado precisa atualmente, tanto no âmbito financeiro quanto, por exemplo, num hangar de aviões, numa ONG, em uma startup, na gestão pública ou em uma consultoria estratégica.
Tá, mas isso significa que ter o diploma de engenheiro (a) pode facilitar tudo, abrir todas as portas e tornar tudo absolutamente mais fácil?
Claro que não.
O curso – sim! – oferece ao aluno um conhecimento amplo em diversas áreas (o que é um super recurso na hora de pleitear uma vaga), mas é fundamental ampliar conhecimentos sempre que possível, investindo em estudos e especializações que estão em alta no mercado (como análise de dados e desenvolvimento de negócios).
É dessa forma que engenheiros poderão conquistar – e manter – “seu lugar ao sol” em empresas que – por conta das dificuldades atuais – estão cada vez mais exigentes.
[Fonte: Exame.com]
A Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em
LEIA MAISCom o Dia Mundial da Água recentemente celebrado em 22 de março, é o momento perfeito para refletirmos sobre práticas inovadoras que podem transformar a maneira como preservamos nossos recursos hídricos.
LEIA MAISA transformação digital está redefinindo a prática da advocacia, trazendo novas oportunidades e desafios para os profissionais do direito
LEIA MAISO Carnaval é uma das celebrações culturais mais vibrantes e emblemáticas do mundo, e o cinema desempenha um papel fundamental na documentação e influência dessa festividade
LEIA MAISO Direito Ambiental fornece o arcabouço legal necessário para proteger o patrimônio histórico.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99