Desfeito um mistério: os vikings podem ter pisado na América muito antes de Colombo

Desfeito um mistério: os vikings podem ter pisado na América muito antes de Colombo
  •  

Pode confessar aqui para a gente, você também é fã de “Vikings” e “The Last Kingdom”, ambas produções disponibilizadas por uma certa provedora global de filmes e séries de televisão via streaming...

É ou não é?

Bom, você sabia que aventureiros noruegueses navegaram em busca de pistas dos bárbaros, exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos que invadiram, exploraram e colonizaram grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até ao século XI?

Ufsss...tudo isso para falar dos...vikings!

Em 1960, um casal norueguês – o aventureiro Helge Ingstad e sua esposa, a arquiteta Anne Stine – navegou até um distante e pequeno vilarejo de pescadores no extremo norte de Terranova, na costa atlântica do Canadá.

Ao visitarem o lugar perceberam que era muito parecido com o que tinham visto na Groenlândia. 

Rio que ainda tem salmão, um terraço marinho, praia elevada (e coberta com grama), além dos contornos característicos das casas...

Por muito tempo, a área foi chamada de “campo indiano” porque os habitantes locais acreditavam que, no passado, tinha pertencido a povos indígenas.

Porééém, quando o casal de exploradores aportou por lá e notou as semelhanças com o território autônomo da Dinamarca, percebeu que, sim, estava diante de provas físicas – efetivas – de que, há mil anos, os vikings foram da Groenlândia para a América do Norte.

Tá...e o que tem isso de tão incrível?

Ora, significa que os amigos de Ragnar Lothbrok e Uhtred de Bebbanburg podem muito bem ter sido os primeiros europeus no continente americano. E chegaram quinhentos anos antes de Cristóvão Colombo, navegador e explorador italiano, responsável por liderar a frota que alcançou a América em 1492, ou seja, de acordo com a História, o primeiro europeu a chegar ao continente – que tem cerca de 15 mil quilômetros – localizado no hemisfério ocidental e que se estende, no sentido norte-sul, desde o oceano 

Ártico até o cabo Horn.

Ah, esses vikings!

Só nos resta encerrar com o brinde característico deles: “Skol!”

Era assim que os vikings celebravam o retorno de seus guerreiros das batalhas. Eles eram recebidos com canecos de cerveja, considerada uma bebida fortificante.


[Fonte: G1 // Ciência e Saúde] 




Ultimas Notícias

É hora de abandonar a Gestão de clientes em Excel. Saiba o porquê

Postado por:

Chega aqui mais perto e conta para nós....Você – que ocupa cargo de gestão na área comercial – ainda tem as planilhas como grandes aliadas para os seus processos cotidianos?

LEIA MAIS

Evento industrial não é bicho de sete cabeças. Confira dicas para organizar o seu!

Postado por:

Ei, você, conta aqui para nós...Será que – se for “convocado (a)” para tal – consegue montar um evento bem bacana no ramo industrial? Sabe por onde começar, como “tocar a ideia” até vê-la inteiramente materializada e acontecendo?

LEIA MAIS

Procurando aprimoramento na área de Contabilidade? Confira o “MBA em Perícia Contábil”, à distância, que preparamos para você!

Postado por:

Pós-graduação na área de Contabilidade! Olha que super oportunidade de aprimoramento acadêmico para você, graduado (a) em Contabilidade, Administração, Direito ou áreas afins!

LEIA MAIS

Confira essas dicas de organização das finanças de uma empresa, empreendedor (a) de primeira viagem!

Postado por:

Então estamos diante de um (a) empreendedor (a) de primeira viagem?

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.