A Proclamação da República foi resultado da insatisfação dos militares e de diferentes setores da sociedade brasileira


E eis que chegamos a mais uma comemoração da Proclamação da República!

Sim! Neste 15 de novembro de 2017, o Brasil celebra 128 anos da derrubada da monarquia constitucional parlamentarista do Império que acabou com a soberania de D. Pedro II, imperador do Brasil nos idos de 1889.

Por meio de um golpe de estado dado – no Império – por um grupo de militares liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, o Brasil passou a viver sob regime republicano provisório.

Assim que derrubou a monarquia no país, Deodoro da Fonseca consagrou-se como o primeiro presidente do Brasil e, a partir daquele momento, a população conquistou o direito de eleger seus governantes por meio do voto direto.

A Proclamação da República não foi resultado apenas do ideal republicano que moveu os militares. Diferentes setores da sociedade brasileira também já ansiavam por mudanças no cotidiano daquela época.

O avanço da classe média nos grandes centros urbanos do país contribuía para que a população sentisse maior necessidade de interferir – de modo mais ativo – nos assuntos políticos da nação.

A Igreja Católica também contribuiu para que uma república fosse instaurada por aqui. Visto que o Império interferia, com frequência, no sistema organizacional do clero no Brasil, padres, bispos e demais membros eclesiásticos passaram a fazer forte oposição à continuidade da administração de D. Pedro II.

No entanto, a passagem que potencializou o movimento republicano no Brasil foi a abolição da escravatura, ocorrida por meio da Lei Áurea, em 1888.

Agora que você já soube um pouquinho da história da data que celebramos hoje, fica aqui um desafio: você sabe cantar, de cabeça, o Hino da Proclamação da República?

Não vale “pedir ajuda aos universitários”. Nem recorrer ao Google!

Então?

Nada?

Tá, tá, a gente te dá uma ajudinha...

O refrão diz “Liberdade! / Liberdade! / Abre as asas sobre nós! / Das lutas na tempestade / Dá que ouçamos tua voz!”.

Lembrou do ritmo aí?

Ah vai...você aprendeu na escola!

[Fonte: www.calendarr.com]




Últimas Notícias

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99