Pesquisa identificou 4 tipos de pessoas no movimento antivacina, que cresce vertiginosamente nas redes sociais


Tempos de febre amarela, de zika vírus e de Chikungunya no Brasil.

E a população, preocupada, correndo aos postos de vacinação para se proteger de mais estas ameaças à saúde.

Mas será que são todos?

Não.

Há um grupo – que cresce de forma preocupante – formado pelos que são contrários a qualquer tipo de imunização. É o movimento antivacina.

Existem integrantes no mundo todo e para encontrá-los basta “um giro rápido” pelas redes sociais.

Uma pesquisa – baseada em comentários feitos no Facebook – revelou que os “antivacina” não se resumem aos que vêm disseminando o mito de que imunização pode causar autismo. O movimento antivacina é formado por quatro grandes grupos: os que desconfiam da Ciência e de agências governamentais; os que temem pela efetiva segurança dos medicamentos aplicados; os quem crêem em teorias conspiratórias e os que apoiam os tratamentos alternativos para doenças.

O estudo foi desenvolvido pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, e o intuito foi o de reverter a situação com mensagens de incentivo à vacinação, que fizessem com que pessoas das mais diferentes opiniões pudessem refletir a respeito do assunto.

Agora os cientistas pretendem reunir esforços para promover conscientização, especialmente nas mulheres que são mães.

Visto que o Facebook está – claramente – sendo o veículo usado para ampliação do movimento antivacina, Jeff Hancock, diretor do Laboratório de Redes Sociais da Universidade Standford, disse que é fundamental que profissionais da Saúde pensem em variadas estratégias para desmentir as campanhas infundadas que têm sido veiculadas na referida rede social. De acordo com ele será necessário adotar a ideia de combater fogo...com fogo.


[Fonte: UOL Notícias // Tecnologia] 




Últimas Notícias

SUPERQUALIFICAÇÃO VERSUS DEMANDA DE MERCADO: ENCONTRANDO O EQUILÍBRIO IDEAL EM RECRUTAMENTO

Postado por:

No atual cenário do mercado de trabalho, tanto candidatos  quanto empresas enfrentam desafios significativos.

LEIA MAIS

NOVA REGULAÇÃO EXIGE CADASTRO NO SISTEMA DET PARA EMPRESAS E MEIS

Postado por:

A partir do próximo mês de maio, uma nova exigência regulatória entra em vigor, impactando diretamente todas as empresas brasileiras, incluindo aquelas registradas sob o regime do Simples Nacional e os Microempreendedores Individuais (MEIs). 

LEIA MAIS

NOVAS DIRETRIZES NO AMBIENTE DE TRABALHO MOTIVAM PROFISSIONAIS A REAVALIAR O HOME OFFICE

Postado por:

Introdução ao Cenário Atual. A pandemia de covid-19 foi um divisor de águas no que diz respeito ao ambiente de trabalho, introduzindo o conceito de home office em larga escala.

LEIA MAIS

TRANSFORMANDO O AMBIENTE DE TRABALHO: A FORÇA DA COMUNICAÇÃO HUMANIZADA NAS EMPRESAS

Postado por:

A comunicação eficaz dentro de uma empresa é a chave para evitar muitos problemas comuns, incluindo o fracasso de projetos importantes. A solução? Adotar práticas de comunicação que valorizem as pessoas, conhecidas como LEIA MAIS

DESVENDANDO A COMPLEXIDADE DO APRENDIZADO: ENTRE A SERIEDADE E A DIVERSÃO

Postado por:

O Equilíbrio Necessário na Educação: Em um mundo onde a atenção é disputada a cada momento, a educação enfrenta o desafio de ser cativante sem perder sua essência transformadora.

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99