Testes rápidos para diagnóstico de dengue, chikungunya, zika e febre amarela (produzidos pela Bahiafarma e comprados pelo Ministério da Saúde para serem distribuídos na rede pública) tiveram seu uso suspenso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As referidas verificações tiveram qualidade reprovada por exames analisados pela agência.
A checagem oficial aconteceu depois que os governos de Minas, São Paulo, Rio, Acre e Goiás desconfiaram dos resultados dos testes realizados em seus estados.
Lotes do produto foram, então, enviados para averiguação e a conclusão a que se chegou foi a de que o resultado apresentava baixa sensibilidade, ou seja, havia o risco de pacientes terem, sim, a doença, mas terem um teste chamado “falso negativo”.
Um perigo já que a consequência é o paciente ser considerado saudável e, assim, ser dispensado dos tratamentos necessários.
Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, disse que a pasta irá solicitar o reembolso dos recursos usados para a compra do material que foi reprovado.
Na última remessa adquirida, em 2017, foram 6,5 milhões de testes de dengue, zika e chikungunya, no valor aproximado de R$ 162,5 milhões.
No caso da febre amarela, foram adquiridos 100 mil exames no ano passado e os valores oficias dessa compra não foram divulgados.
Mais essa para os pacientes que sofrem com tais doenças encararem!
Será que o laboratório vai, mesmo, ressarcir o governo?
Aguardemos...
[Fonte: UOL Notícias // Ciência e Saúde]
A Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR) está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em
LEIA MAISCom o Dia Mundial da Água recentemente celebrado em 22 de março, é o momento perfeito para refletirmos sobre práticas inovadoras que podem transformar a maneira como preservamos nossos recursos hídricos.
LEIA MAISA transformação digital está redefinindo a prática da advocacia, trazendo novas oportunidades e desafios para os profissionais do direito
LEIA MAISO Carnaval é uma das celebrações culturais mais vibrantes e emblemáticas do mundo, e o cinema desempenha um papel fundamental na documentação e influência dessa festividade
LEIA MAISO Direito Ambiental fornece o arcabouço legal necessário para proteger o patrimônio histórico.
LEIA MAISPós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99