Karen Uhlenbeck, setuagenária americana, é a primeira mulher a receber Prêmio Abel de Matemática


Você, certamente, já ouviu falar do Prêmio Nobel, honraria (composta por seis categorias) que – representando o último desejo do cientista sueco Alfred Nobel – a partir de 1895 passou a ser concedida a pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para a humanidade no ano imediatamente anterior ou no curso de suas atividades.

Mas e o Prêmio Abel, você conhece? 

Criado pelo governo norueguês, em 2003, tem por objetivo compensar a ausência de um Prêmio Nobel para Matemática. É uma homenagem ao matemático norueguês Niels Henrik Abel (1802-1829) e entrega seis milhões de coroas (R$ 2,6 milhões) ao vencedor.

O Abel é uma das mais prestigiosas distinções no mundo da Matemática, junto com a Medalha Fields.

Pois é, pela primeira vez, este incrível galardão foi concedido a uma mulher, a americana Karen Uhlenbeck, especialista em equações derivadas parciais.

Aos 76 anos, Uhlenbeck ainda atua profissionalmente, compartilhando conhecimento.  Leciona como visitante na Universidade de Princeton e é professora associada do Instituto de Estudos Avançados (IAS) dos Estados Unidos.

Nascida em Cleveland – de acordo com a Academia Norueguesa de Ciências e Letras – desenvolveu técnicas e métodos de análise global que estão, atualmente, na caixa de ferramentas de cada geômetra e analista.

Ativista em favor da igualdade de sexos nas ciências e matemáticas, Karen Uhlenbeck recebeu o Prêmio Abel 2019 – de acordo com as palavras do presidente da comissão Abel, Hans Munthe-Kaas – “em reconhecimento ao seu trabalho fundamental em análise geométrica e teoria de calibre, que transformou dramaticamente o cenário matemático”.

É...sentiu aí? Transformou o cenário matemático...dramaticamente!

Quem foi que disse mesmo que o território das Exatas é lugar para homem?


[Fonte: G1 // Ciência e Saúde]




Últimas Notícias

DESCOBRINDO TALENTOS OCULTOS NO LOCAL DE TRABALHO: A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS

Postado por:

No mundo empresarial em constante evolução, a procura por profissionais que possuam não apenas competências técnicas, mas também talentos únicos, se mostra cada vez mais essencial. 

LEIA MAIS

DELÍCIAS INUSITADAS: DO PÃO DE QUEIJO COM LARVAS AO CHOCOLATE DE BESOURO

Postado por:

Uma Jornada Culinária Inovadora. Imagine abrir seu cardápio e encontrar opções como trufas feitas de besouros ou pães de queijo que levam larvas no lugar do tradicional queijo. 

LEIA MAIS

O FUTURO DO TRABALHO JÁ CHEGOU: CONHEÇA O POLYWORK, A MULTITAREFA PROFISSIONAL DA GERAÇÃO Z

Postado por:

O Que é Polywork? Polywork é a nova maneira de encarar o trabalho especialmente popular entre os jovens da geração Z.

LEIA MAIS

INOVAÇÃO NO AR: MCDONALD'S APOSTA EM OUTDOOR QUE EXALA AROMA DE SUAS BATATAS FRITAS

Postado por:

Uma Estratégia Olfativa Inovadora. Em uma jogada de marketing e comunicação genuinamente criativa, o McDonald's decidiu apostar em uma estratégia que vai além do visual e do auditivo, explorando o sentido do olfato para atrair clientes.

LEIA MAIS

BRASIL ALCANÇA RECORDE EM VENDAS EXTERNAS COM FOCO EM PRODUTOS NATURAIS

Postado por:

Um Novo Marco na Economia Brasileira, o ano passado marcou um ponto de virada para o Brasil no cenário de comércio internacional, com um saldo nunca antes visto de US$98,8 bilhões em sua ba

LEIA MAIS

Pós-Graduação Unincor - Todos os Direitos Reservados.
POLÍTICA DE TROCA, DEVOLUÇÃO E ARREPENDIMENTO
CNPJ 54.933.536.0001/99